Seagri expande cultivo de abacaxi na Chapada Diamantina

A região de Morro do Chapéu, na Chapada Diamantina, que já se destaca pela produção de uvas viníferas, tomates grape sweet e morangos, pode se transformar também em grande produtora de abacaxi. Esse é o objetivo dos projetos experimentais que estão sendo fomentados pela Secretaria da Agricultura do Estado (Seagri), por meio de convênios com os municípios de Tapiramutá e Bonito e com a Associação dos Criadores e Produtores de Morro do Chapéu.

“Esperamos alcançar bons resultados e expandir o cultivo do abacaxi para outras regiões da Chapada, aproveitando as condições de clima, solo e localização geográfica”, explica o secretário estadual da Agricultura, Paulo Câmera. Ele lembra ainda que “a diversificação das atividades agrícolas na região vai proporcionar importante incremento de renda, garantindo a permanência dos produtores no campo”.

Economia

Últimas Postagens do Chapada Notícias

    A Bahia, de acordo com dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), é o sexto produtor nacional de abacaxi, com 104.7 milhões de frutos por ano, em 5.290 mil hectares de área plantada distribuída em 110 municípios de diversas regiões do estado. “Os maiores produtores baianos são os municípios de Itaberaba (41 milhões de frutos/ano) e Umburanas (5,6 milhões de frutos/ano), ambos localizados na Chapada Diamantina”, lembra o coordenador de Estudos e Projetos Agrícolas da Seagri, Marcelo Libório.

    O coordenador destaca que o projeto de expansão da cultura de abacaxi tem grande importância econômica por ser uma atividade absorvedora de mão de obra, contribuindo para a geração de emprego e fixação do homem no campo. O experimento iniciado nas três cidades indica bons resultados. O passo seguinte será reivindicar ao Ministério da Agricultura a inclusão dos municípios no zoneamento do abacaxi e discutir com os bancos oficiais a abertura de linhas de financiamento para apoiar os produtores.

    Diversificação

    Em Tapiramutá, graças ao convênio com a Seagri, 100 mil mudas de abacaxi foram distribuídas com dez produtores, que iniciaram o plantio em outubro do ano passado, numa área de cinco hectares. No município de Bonito, o plantio de 200 mil mudas de abacaxi foi feito em abril deste ano e as plantas apresentam bom desenvolvimento. Já em Morro do Chapéu, 300 mil mudas foram destinadas a 40 produtores, das quais 200 mil foram plantadas em diversas áreas do município, há dois meses. As demais 100 mil mudas serão plantadas ainda nesta semana em área irrigada.

    AVISO: O conteúdo de cada comentário é de única e exclusiva responsabilidade do autor da mensagem.

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *