Ronda Maria da Penha chega ao município de Jacobina

Um ano depois da inauguração do Centro de Referência no Atendimento à Mulher (Cram), o município de Jacobina conta agora com mais um órgão que compõe a rede de atenção à mulher em situação de violência, com a inauguração, na última sexta-feira (11), de uma unidade da Ronda Maria da Penha.

A secretária de Políticas para as Mulheres do Estado da Bahia (SPM), Julieta Palmeira, representou o governador Rui Costa na solenidade realizada no ‘Cram Mariane Soares’, onde a Ronda será instalada para atender às mulheres com medida protetiva já definida pela Justiça.

A implantação da unidade representa mais um avanço na segurança pública do estado. A titular da SPM-BA destacou a importância do fortalecimento da rede de atenção à mulher para uma efetiva aplicação da Lei Maria da Penha. “Essa legislação representa um marco civilizacional, mas sua aplicação total só será alcançada com a intersecção dos governos federal, estadual, municipal e toda a sociedade”.

Julieta Palmeira chamou a atenção para a necessidade de combater a cultura machista, que naturaliza a violência contra as mulheres. “Não podemos formar agressores. A cultura machista precisa ser desconstruída, porque repercute no cotidiano das pessoas e tira a vida das mulheres”.

O comandante-geral da Polícia Militar, coronel Anselmo Brandão, disse que a Ronda Maria da Penha é “mais uma ação social do que de polícia, com policiais devidamente treinados para o atendimento à mulher em situação de violência doméstica e com medida protetiva”.

Até o momento, a Ronda atendeu 2,1 mil mulheres em toda a Bahia. Em Jacobina, a unidade funcionará com 11 policiais militares, sendo que seis deles já receberam a braçadeira da Ronda durante a cerimônia. A Secretaria de Mulheres preside o comitê gestor da Ronda Maria da Penha, que está subordinada ao Comando de Policiamento Especializado da Polícia Militar.

O prefeito de Jacobina, Luciano Pinheiro, agradeceu ao governador Rui Costa pela implantação da unidade, destacando que ‘ele tem olhado para o município, independentemente de questões partidárias”, destacou. A solenidade de inauguração contou com a participação de representantes da Polícia Civil e Militar, Tribunal de Justiça, Ministério Público, Defensoria Pública e autoridades municipais.

Fonte: Ascom/SPM

AVISO: O conteúdo de cada comentário é de única e exclusiva responsabilidade do autor da mensagem.

Deixe uma resposta

Fale conosco
%d blogueiros gostam disto: