Educadores do Município de Baixa Grande recebem capacitação sobre inclusão digital

Professores, coordenadores e diretores de escolas da rede de ensino do Município de Baixa Grande foram capacitados pelo Ministério Público estadual, na tarde de ontem (2), sobre a nova sociedade de informação e a necessidade de atuar de forma preventiva neste contexto. O treinamento, oferecido pelo Núcleo de Combate aos Crimes Cibernéticos (Nucciber) e pela Promotoria de Justiça de Baixa Grande, representada pelo promotor de Justiça Thyego Matos, teve como tema a “Inclusão digital x Educação Digital: o papel do educador na sociedade informacional”.

Durante a atividade, a servidora Fernanda Veloso Salgado apresentou as condutas delitivas mais identificadas no ambiente escolar, suas consequências, tanto para a vítima quanto para o autor do ato infracional ou do ilícito. De acordo com ela, “a inclusão ao meio informacional não pode vir dissociada da educação digital, tendo em vista que não basta gerar iguais oportunidades de acesso, mas capacitar o cidadão a utilizar de forma adequada, com ética e responsabilidade os dispositivos informáticos”.

Na ocasião, foi registrado que na era da cibercultura é preciso perceber que são novas as formas de obter conhecimento, de interagir, se comunicar e de se organizar. “A informação não está disponível apenas na figura do professor, ela está em toda a parte e de fácil acesso”, disse Fernanda Salgado. “O papel do professor deve ser percebido como um profissional que busca a interação nas relações entre alunos, entre alunos e professores, entre os próprios professores e a internet”, afirmou. Outra questão apontada foi sobre a importância de sempre pensar antes de postar, clicar ou compartilhar fotos, vídeos ou informações no ambiente digital.

Últimas Postagens do Chapada Notícias

    Representantes de escolas, universidades, empresas públicas e privadas que tenham interesse na capacitação podem entrar em contato com o Ministério Público, através do site http://www.nucciber.mpba.mp.br, preenchendo o formulário “solicitação de palestra/evento”; pelo e-mail [email protected] ou pelos telefones (71) 3103-6636 / 6639.

    AVISO: O conteúdo de cada comentário é de única e exclusiva responsabilidade do autor da mensagem.

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *