Bahia Sem Fogo ;fornos de carvão são encontrados em Wagner

O Governo do Estado, por meio do programa Bahia Sem Fogo, coordenado pela Secretaria do Meio Ambiente (Sema) e Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema), reforçou, durante o final de semana (4 e 5/02), as ações de combate a incêndio nas Unidades de Conservação do estado, bem como realizou o monitoramento das áreas onde o fogo já está extinto. As ações do fim de semana confirmam a extinção do fogo em toda a região da Chapada Diamantina. Já no Centro Norte do estado, houve redução dos focos em Pindobaçu, e início de incêndio em Jacobina.

Na região da Chapada Diamantina, em Wagner (localidade de Buqueirão), Iraquara (localidades de Iraporanga e Morro do Camelo, esta última nas proximidades da fazenda Morais) e Palmeiras, após o monitoramento, verificou-se que não havia nenhum registro de incêndio. A equipe de campo identificou a existência de fornos de carvão no município de Wagner, conforme registraram em imagens.

Centro Norte – Foram realizadas ações de monitoramento e rescaldo em Campo Formoso e Senhor do Bonfim, com emprego de cinco brigadistas, e apoio da prefeitura com dois carros pipas, sendo debelados os focos existentes.

Últimas Postagens do Chapada Notícias

    Em Pindobaçu, atuaram 11 brigadistas, quatro bombeiros militares e dois técnicos do Inema no combate aos focos de incêndio. Nesse município, na localidade de Brumado, foram identificados cinco focos, sendo que três desses focos foram combatidos, com o apoio das aeronaves que se encontram em operação na região. Em função do horário avançado, sem condições de manter as aeronaves em operação, os outros dois focos continuam sendo monitorados nesta segunda-feira (06/02).

    Ainda nessa região, ao final do domingo (5) houve informação de incêndio na Serra do Lider, no município de Jacobina, onde já se encontram em ação 20 brigadistas. Nesta segunda-feira (6), está sendo feito o monitoramento com o emprego de aeronave.

    Para essas ações, além do emprego de carros pipas, brigadistas, técnicos do Inema e Bombeiros Militares, o Governo da Bahia disponibilizou quatro aeronaves, sendo dois helicópteros empregados com bambi bucket (reservatório de água) e dois aviões air tractor equipados com reservatório de água para lançamentos.

    Participam das ações, Unidades Regionais do Inema (Senhor do Bonfim e Juazeiro), com o apoio do Corpo de Bombeiros, Brigadas de Combate, Companhia Independente da Polícia Ambiental e Prefeituras Municipais.

    AVISO: O conteúdo de cada comentário é de única e exclusiva responsabilidade do autor da mensagem.

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *