Chapada se une para combater a seca do Rio Utinga

 

A crise hídrica que atinge o Rio Utinga nos últimos anos voltou a ser tema de mais uma audiência pública promovida pelo Consórcio Chapada Forte. “A Chapada depende da recuperação deste rio para se fortalecer também na produção. Temos que unir todas as forças possíveis para fazer deste recurso hídrico um símbolo do desenvolvimento sustentável”, frisou João Lúcio Passos Carneiro, presidente do Consórcio e prefeito de Andaraí, na reunião ocorrida ontem, 02, no Centro Cultural Ariadna Fernandes.

E a união parece que já está acontecendo, além do Secretário Estadual de Meio Ambiente da Bahia, Geraldo Reis, estiveram presentes representantes do INEMA, da Casa Civil, da Embasa, da Defesa Cilvil, da CERB e das autoridades políticas e produtores dos 5 municípios banhados pelo rio: Utinga, Wagner, Lajedinho, Andaraí e Lençóis.

Últimas Postagens do Chapada Notícias

    Emergencialmente o Secretário de Meio Ambiente se comprometeu a ampliar a fiscalização do uso adequado da água nas irrigações, autorizando o fechamento dos canais laterais e desligamento das bombas, em regime de rodízio, um dia irrigando e três desligados.

    A Defesa Civil assumiu que imediatamente assinará convênios no valor de 40 mil, com cada prefeitura dos 5 municípios, destinados para o abastecimento de carro pipa. A CERB se comprometeu, também, a investir R$ 600 mil reais na perfuração e instalação de poços artesianos, em caráter de urgência.

    Dentre as decisões tomadas foi aprovado, por unanimidade, o nome de Wilson Cardoso, ex-prefeito de Andaraí e empresário da produção, para coordenar o comitê de recuperação do Rio Utinga o qual ampliará e promoverá o dialogo entre os órgãos ambientais e os produtores rurais da região.

    AVISO: O conteúdo de cada comentário é de única e exclusiva responsabilidade do autor da mensagem.

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *