Campanha de vacinação contra a gripe começa na segunda-feira em Itaberaba

Começa, nesta segunda-feira (23) e vai até o dia 1º de junho, a Campanha Nacional contra o Vírus da Gripe Influenza (H1N1). O dia D, com a mobilização nacional acontece no próximo dia 12 de maio.

Em Itaberaba, todas as 10 Unidades de Saúde da Família, distribuídas pelos bairros da cidade, estarão imunizando o público-alvo da campanha, com o objetivo de reduzir as complicações, intenações e mortalidade causados pelo vírus..

Segundo o Ministério da Saúde, a meta é vacinar 54 milhões de pessoas em todo o país. Para tanto, foram adquiridas cerca de 60 milhões de vacinas. Somente na Bahia, a estimativa é de que mais de 3,5 milhões de pessoas recebam a dose. O Núcleo de Vigilância Epidemiológica do município estima que mais de 16 mil pessoas deverão ser vacinadas em Itaberaba.

Últimas Postagens do Chapada Notícias

    Segundo a Secretaria da Saúde do Estado (Sesab), até o dia 14 de abril foram notificados 323 casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG), com 31 óbitos. Dentre esses casos, 65 foram confirmados para Influenza, sendo 53 pelo subtipo A H1N1, com 12 deles evoluindo para óbito.

    No mesmo período de 2017 foram notificados 146 casos de SRAG, com 11 óbitos. Dentre eles, 13 foram confirmados para Influenza sem registro de óbitos, sendo dois casos de Influenza A H1N1.

    Foram confirmados casos de H1N1 em 16 municípios e os óbitos ocorreram em cinco deles. Salvador registrou oito (8) óbitos. Os outros municípios foram Camaçari (1); Lauro de Freitas (1); Saúde (1) e Serrinha (1).

    Cinco dos 12 óbitos foram registrados em pessoas maiores de 60 anos, enquanto três deles em menores de dois anos. Além disso, duas mortes foram em pacientes entre 20 a 29 anos, um óbito na faixa etária de 2 a 4 anos e outra morte notificada entre pacientes de 40 a 49 anos.

    Público Prioritário na Bahia
    A meta no Estado da Bahia é de vacinar 90% do público alvo, formado por 3,6 milhões de pessoas dos grupos prioritários, confira:

    indivíduos com 60 anos ou mais; crianças de seis meses a menores de cinco anos; gestantes e puérperas (até 45 anos dias após o parto); trabalhadores da saúde; professores; povos indígenas; portadores de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas; adolescentes e jovens de 12 a 21 anos de idade sob medidas socioeducativas; população privada de liberdade e funcionários do sistema prisional.
    No ano passado, dos 27 estados da federação, apenas dez alcançaram a meta pactuada de vacinar 90% da população alvo. Na Bahia, foram vacinadas 2,6 milhões de pessoas, o que representou 84,60% da cobertura vacinal, considerando a estimativa populacional de 3 milhões de pessoas. Dos 417 municípios, apenas 172 alcançaram ou superaram a meta de vacinar 90%. ( SECOM-ITABERABA)

    AVISO: O conteúdo de cada comentário é de única e exclusiva responsabilidade do autor da mensagem.

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *