Confirmado como novo ministro da Secretaria de Comunicação Social (Secom), o publicitário Sidônio Palmeira terá como prioridade a estratégia digital em redes sociais. A informação foi divulgada pela CNN Brasil.
Apesar disso, aliados do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) apontam que o principal obstáculo para o avanço da nova abordagem será a influência da primeira-dama Rosângela da Silva, conhecida como Janja, na pasta.
Janja mantém forte presença em redes sociais e conta com o apoio de Brunna Rosa Alfaia, secretária de Estratégia e Redes da Secom. O cargo, segundo o site oficial do governo, é responsável por “planejar e coordenar estratégias de comunicação do Poder Executivo”. A permanência de Brunna no posto é vista como um possível ponto de atrito para as mudanças pretendidas por Sidônio.

Atualmente, a Secom é liderada por Paulo Pimenta (PT), que comanda o setor em alinhamento com Janja e Ricardo Stuckert, fotógrafo oficial de Lula e responsável pela produção audiovisual na pasta. Com a chegada de Sidônio, a expectativa é de uma abordagem mais técnica e discreta, em contraste com o perfil político de Pimenta.
A transição também deve refletir em um menor protagonismo de Sidônio em entrevistas, com foco exclusivo na execução de estratégias de comunicação que priorizem as plataformas digitais.