O prefeito de Itaberaba, Ricardo Mascarenhas, reafirmando seu comprometimento com a transparência na gestão pública, assinou o termo de adesão ao Sistema Nacional de Ouvidorias do Ministério da Transparência e CGU (e-Ouv Municípios), com isso Itaberaba se torna a primeira da região. Na última segunda-feira (6), o prefeito Ricardo Mascarenhas formalizou a entrega do termo de adesão ao Ministério da Transparência e Controladoria-Geral da União (CGU).
Essa união com a CGU traz um importante apoio ao município de Itaberaba, ao disponibilizar uma ferramenta informatizada
própria para as ouvidorias, gratuita e sem necessidade de instalação de software nos servidores e computadores da
prefeitura.
O demandante poderá acompanhar de maneira mais simples todas as informações sobre os processos.
O e-Ouv Municípios está disponível por meio da adesão ao Programa de Fortalecimento das Ouvidorias (Profort) e oferece
benefícios tanto para a sociedade como para a administração pública municipal.
O prefeito Ricardo Mascarenhas, ainda destacou a equipe técnica e a oferta da qualidade do serviço. “A nossa Ouvidoria conta com uma equipe técnica preparada para ouvir a população, encaminhar suas reivindicações e trazer soluções. Trabalhamos forte para que possamos oferecer um serviço de qualidade para a população de Itaberaba e essa parceria com a CGU vem consagrar os nossos esforços para um governo limpo e transparente”, disse Ricardo.
A ouvidoria está instalada na Secretaria de Comunicação e tem seu funcionamento de segunda a sexta feira, em horário
comercial, das 08h ás 12h e das 14h ás 17h.
A partir da manifestação do cidadão, a ouvidoria busca melhorar a qualidade de atendimento de serviços públicos oferecidos
de forma que a população possa sentir-se satisfeita, e ter suas necessidades atendidas.
Entre as tarefas da ouvidoria, estão: assegurar os direitos do cidadão; responder com clareza todas as informações
solicitadas e orientar sobre como proceder para solucionar o problema, se não puder atender a solicitação.
A ouvidoria recebe, analisa e procura encaminhar os elogios, dúvidas, sugestões e reclamações às Secretarias e demais
unidades de gestão pública, bem como recomenda medidas possíveis para solução ou prevenção de falhas. Depois de a
mensagem ser examinada e respondida, a ouvidoria comunica o parecer ao manifestante, funcionando como um canal mais
humano de interlocução com o público.
A manifestação pode ser efetuada por carta, e-mail, redes sociais, telefonemas ou pessoalmente.
As manifestações recebidas pela Ouvidoria, analisadas e encaminhadas às secretarias ou unidades gerenciais para
providências ou manifestação..
No site da Prefeitura de Itaberaba, os cidadãos e cidadãs podem, ainda, acompanhar todas as informações referentes aos
dados contábeis e fiscais, como por exemplo, empenhos, receitas e despesas, diárias, licitações etc., acessando o
“Transparência Fiscal”, na barra superior da página principal, que direciona ao link do Portal da Transparência, ou
diretamente nos banners referentes a cada item destacados no site.
Também no site institucional da prefeitura, os itaberabenses podem ler ou baixar o Diário Oficial do município com
informações sobre o processo licitatório, nomeações ou contratações de servidores, promulgação de leis, decretos e outros
atos administrativos.
Ampliando a comunicação e interação com os munícipes, a Prefeitura de Itaberaba ainda disponibiliza diversas páginas nas
redes sociais, como Facebook, Whattsapp, Youtube, aproximando a população à gestão municipal.