Lula lança programa Gás do Povo para distribuir botijão gratuito a 15,5 milhões de famílias

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva lançou nesta quinta-feira (4) o programa Gás do Povo, em Belo Horizonte (MG). A iniciativa vai garantir a entrega gratuita do botijão de gás para 15,5 milhões de famílias brasileiras, alcançando cerca de 50 milhões de pessoas em todo o país. O programa substitui e amplia o atual Auxílio Gás, triplicando o número de beneficiários.

Com foco no combate à pobreza energética, o Gás do Povo assegura alívio no orçamento das famílias de baixa renda e promove mais saúde ao substituir o uso de lenha, álcool e outros materiais inflamáveis. O benefício será destinado a famílias inscritas no Cadastro Único (CadÚnico), com renda de até meio salário mínimo (R\$ 759) por pessoa, com prioridade para quem recebe o Bolsa Família. Cada família poderá retirar de três a seis botijões por ano, de acordo com o número de integrantes.

A distribuição será feita por meio de revendas credenciadas, onde os beneficiários poderão retirar o botijão com vale eletrônico, cartão próprio do programa, cartão do Bolsa Família ou vale impresso da Caixa. A expectativa é de que sejam entregues 65 milhões de botijões por ano em todo o Brasil.

A Região Nordeste será a mais contemplada, com 7,1 milhões de famílias atendidas. A Bahia lidera entre os estados, com 1,84 milhão de famílias beneficiadas, seguida por São Paulo (1,87 milhão), Minas Gerais (1,20 milhão), Pernambuco (1,14 milhão), Ceará (1,13 milhão), Rio de Janeiro (1,12 milhão), Pará (1,11 milhão) e Maranhão (1,01 milhão).

Segundo o governo, o programa terá custo integralmente público. Para este ano, estão previstos R\$ 3,57 bilhões no orçamento, e para 2026, a previsão é de R\$ 5,1 bilhões. Além de garantir o acesso ao gás de cozinha, a iniciativa fortalece a política de transição energética justa no Brasil e contribui para reduzir doenças respiratórias causadas pelo uso da lenha em milhões de domicílios.

AVISO: O conteúdo de cada comentário é de única e exclusiva responsabilidade do autor da mensagem.