Cresce apoio à PEC para redução da jornada de trabalho no Brasil

Nesta segunda-feira (11), o apoio à Proposta de Emenda à Constituição (PEC) pela redução da jornada de trabalho praticamente dobrou na Câmara dos Deputados. A proposta, de autoria da deputada federal Erika Hilton (PSOL-SP), acumulava 70 assinaturas no fim de semana, mas na noite de segunda já contava com 134 apoiadores. Para que a PEC comece a tramitar, é necessário o apoio de pelo menos 171 dos 513 deputados.

A PEC visa o fim da escala 6×1 – seis dias de trabalho e um de folga – e propõe uma redução para quatro dias de trabalho por semana no país. Até o momento, o maior apoio vem dos partidos PT e PSOL, com 65 e 12 assinaturas, respectivamente. Fernando Rodolfo (PL-PE) é o único deputado da base de oposição, ligada ao ex-presidente Jair Bolsonaro, a manifestar apoio ao projeto.

O debate sobre a proposta ganhou destaque nas redes sociais e está sendo monitorado pelo Palácio do Planalto, segundo informações da CNN. Em nota, o Ministério do Trabalho declarou que considera “plenamente possível e saudável” uma redução da jornada de 44 horas semanais, atualmente exigida na escala 6×1.

O ministro do Empreendedorismo, Márcio França, também comentou a proposta. Ele afirmou que, apesar de não ver uma necessidade imediata, considera possível que a redução de jornada ocorra futuramente.

AVISO: O conteúdo de cada comentário é de única e exclusiva responsabilidade do autor da mensagem.