No total, cerca de 190 profissionais, dentre Agentes Comunitários de Saúde (ACSs) e Agentes de Combate a Endemias (ACEs), vão ser beneficiados com a medida que vai injetar mais de R$ 220 mil reais na economia do município, neste final de ano. O pagamento acontece em cumprimento ao Piso Salarial das categorias que estipula, ainda, o pagamento de um adicional no último trimestre do ano, a título de incentivo financeiro.
Em Itaberaba, a gestão Cidade de Todos tem trabalhado incansavelmente para valorizar o trabalho dos ACSs e ACEs. Recentemente, o executivo municipal enviou Projeto de Lei para a Câmara de Itaberaba que incorpora a Gratificação de Atividade Externa (GAE) ao salário dos ACSs e dos ACEs, a partir do próximo dia 1º de janeiro de 2020.
Além disso, em 2018, foram entregues Kits de Trabalho, com fardamentos — coletes de identificação, bolsa especial e tabletes — dentre outros equipamentos, para todos os ACSs e ACEs do município. O município adota uma política de valorização salarial, remunerando esses profissionais acima do piso nacional da categoria, que é de R$ 1.200.