Cultura do Abacaxi na Região de Itaberaba

0 abacaxi é explorado na região de ltaberaba há cerca de trinta anos, predominantemente em pequenas propriedades, com áreas médias inferiores a três hectares, onde se emprega mão-de-obra familiar e, na maioria das vezes, recursos próprios para implantação e manutenção da lavoura.

 

Vale ressaltar que as condições ecológicas dessa região são diferentes da maioria das regiões tradicionais de cultivo de abacaxi e que a cultura, embora pesquisada pela EBDA/UEP Paraguaçu desde 1981, somente passou a receber atenção da assistência técnica a partir do início da década de 90.

Últimas Postagens do Chapada Notícias

     

    A elevação dos custos dos insumos e, sobretudo, as exigências crescentes dos mercados em relação à qualidade dos frutos têm determinado a necessidade de melhorias nas técnicas de cultivo e do manejo dos frutos na colheita e pós-colheita. Além disso, tem sido observado o aumento de perdas causadas pela fusariose, assim como uma crescente degradação dos solos e dos demais recursos naturais, demandando a adoção de um conjunto de medidas de controle da referida doença e de práticas de conservação da vegetação natural e dos solos cultivados com abacaxi.

     

    Nos últimos treze anos, a parceria da EBDA com a Embrapa Mandioca e Fruticultura vem viabilizando a continuidade das ações de pesquisa, com vistas a melhorar a eficiência das técnicas de produção de abacaxi na região. Como resultado, são apresentadas neste trabalho as tecnologias recomendadas para a prática de um sistema de exploração comercial sustentável.

     

    Atualmente, destaca-se, também, a criação da Cooperativa dos Produtores de Abacaxi de Itaberaba (COOPAITA), que vem desempenhando uma importante função no que diz respeito à comercialização do fruto, com reflexos bastante positivos no aumento da renda de seus associados, como também dos demais produtores, devido ao fator de regulação do preço dos frutos de abacaxi.

    AVISO: O conteúdo de cada comentário é de única e exclusiva responsabilidade do autor da mensagem.