Um terremoto de magnitude 8,8, considerado o mais forte desde 2011, foi registrado na noite de terça-feira (29), pelo horário de Brasília, com epicentro no mar, a aproximadamente 100 km da costa da região leste da Rússia.
O abalo sísmico gerou alertas de tsunami em diversos países banhados pelo Oceano Pacífico, como Japão, Estados Unidos, México, Equador, Peru, Chile e países da América Central. Ondas de até 5 metros foram registradas na costa russa, além de impactos no Japão e nos estados americanos do Havaí e da Califórnia.
Até o momento, não há confirmação de mortos ou feridos, mas vários países relataram danos materiais causados pela força das ondas. Autoridades locais seguem monitorando as áreas afetadas.
No Havaí, algumas regiões da costa foram evacuadas preventivamente. A ilha chegou a registrar ondas de até 1,74 metros, mas, posteriormente, retirou as ordens de evacuação ao informar que um grande tsunami já não era mais esperado.
O caso segue em acompanhamento por agências internacionais de monitoramento sísmico e defesa civil dos países impactados.