PF prende 15 investigados por desvio milionário de recursos públicos na Bahia

Na manhã desta terça-feira (10), a Polícia Federal prendeu 15 pessoas durante a “Operação Overclean”, que investiga uma organização criminosa suspeita de fraudar licitações, desviar recursos públicos, praticar corrupção e lavagem de dinheiro. A operação ocorreu na Bahia, São Paulo e Goiás, com a participação da Polícia Federal, Ministério Público Federal (MPF), Receita Federal e Controladoria-Geral da União.

A organização criminosa é acusada de movimentar cerca de R$ 1,4 bilhão, incluindo R$ 825 milhões em contratos firmados com órgãos públicos apenas em 2024. De acordo com a Receita Federal, o esquema envolvia o desvio de emendas parlamentares e convênios destinados a empresas e indivíduos ligados a administrações municipais.

Foram cumpridos 17 mandados de prisão preventiva, 43 mandados de busca e apreensão, além de ordens de sequestro de bens, nas cidades de Salvador, Lauro de Freitas, Jequié, Itapetinga, Campo Formoso, Mata de São João, Wagner, São Paulo, Goiânia, Palmas e Tocantins. Em Salvador, 26 dos 59 mandados judiciais foram cumpridos.

A Polícia Federal apreendeu dinheiro em espécie na residência de um dos presos em Salvador, mas o valor não foi divulgado. As investigações continuam, e mais envolvidos podem ser implicados no esquema criminoso.

Foto: Divulgação/Receita Federal

AVISO: O conteúdo de cada comentário é de única e exclusiva responsabilidade do autor da mensagem.