A cantora, atriz, apresentadora e produtora cultural Preta Gil faleceu neste domingo (20), aos 50 anos, após uma longa e corajosa batalha contra o câncer de intestino.
A informação foi divulgada pela colunista Fábia Oliveira, do portal Metrópoles. Até o momento, a família ainda não confirmou oficialmente o falecimento.Filha do cantor e ex-ministro Gilberto Gil, Preta construiu sua própria trajetória no meio artístico com autenticidade, irreverência e engajamento em causas sociais — sendo uma voz ativa na luta contra o preconceito, na defesa da diversidade e do corpo livre.
Diagnosticada com câncer em janeiro de 2023, Preta enfrentou diversas fases do tratamento, incluindo cirurgias, internações e episódios de choque séptico. Em dezembro daquele ano, chegou a anunciar a cura, mas em agosto de 2024, uma nova metástase foi detectada.
Desde então, ela vinha realizando um tratamento inovador nos Estados Unidos, com apoio de centros médicos em Washington e Nova York.Nascida no Rio de Janeiro em 8 de agosto de 1974, Preta Maria Gadelha Gil Moreira lançou seu primeiro álbum em 2003 e emplacou sucessos como Sinais de Fogo e Stereo.
Também ficou marcada por sua alegria contagiante nos palcos e no comando de blocos de Carnaval.