O Governo da Bahia divulgará na quarta-feira (23) a lista dos aprovados nos programas “CNH da Gente“ e “CNH na Escola”, que garantem o acesso gratuito à Carteira Nacional de Habilitação (CNH) para a população de baixa renda. A relação estará disponível no site oficial do governo.
As inscrições ocorreram entre 16 e 30 de junho. De acordo com o governo estadual, além da divulgação online, os contemplados também serão avisados via WhatsApp, utilizando o número informado no ato da inscrição.
Programas oferecem CNH gratuita na Bahia
Os programas são voltados a dois públicos principais:
- Estudantes do ensino médio, técnico e profissional da rede pública estadual;
- Pessoas inscritas no Cadastro Único (CadÚnico) para programas sociais do Governo Federal.
As iniciativas oferecem isenção total de custos para a obtenção da primeira CNH, adição ou mudança de categoria. Para participar, os candidatos precisavam:
- Ter mais de 18 anos;
- Saber ler e escrever;
- Residir na Bahia.
Estudantes com menos de 17 anos também poderão iniciar a formação teórica, se preparando para a habilitação no futuro.
12 mil vagas disponíveis em toda a Bahia
Segundo o diretor-geral do Detran-BA, Rodrigo Pimentel, o total de vagas disponíveis é de 12 mil. Confira a distribuição:
- 2 mil vagas para estudantes do ensino médio da rede estadual;
- 5 mil vagas para estudantes da SEC, maiores de 18 anos, inscritos no programa Bolsa Presença;
- 1 mil vagas para o programa Bahia pela Paz, focado em jovens;
- 50 vagas para famílias vítimas da explosão em Santo Antônio de Jesus;
- 3.950 vagas para pessoas cadastradas no CadÚnico.
Na segunda-feira (21), os critérios técnicos de seleção dos beneficiários foram apresentados ao Ministério Público da Bahia (MP-BA), ao Tribunal de Contas do Estado (TCE) e à Auditoria Geral do Estado (AGE). Representantes do Detran-BA e da comissão intersetorial também participaram da apresentação, mostrando o passo a passo do processo de escolha.
Inclusão social e oportunidades para jovens
O CNH da Gente oferece, de forma totalmente gratuita, o curso de formação de condutores para as categorias “A” ou “B” a cidadãos de baixa renda em toda a Bahia.
Já o CNH na Escola tem como objetivo facilitar o acesso de estudantes da rede pública estadual à formação técnico-teórica, promovendo mais inclusão e preparando a juventude para o mercado de trabalho.