A partir desta segunda-feira (27), as perícias médicas vinculadas a profissionais em estado de greve serão automaticamente reagendadas pela Dataprev. Segundo o Ministério da Previdência Social, as agendas dos médicos grevistas serão suspensas integralmente, e os salários referentes ao período de paralisação serão descontados.
Os segurados serão informados sobre o novo agendamento por meio da Central 135 ou do aplicativo Meu INSS. A medida visa garantir a continuidade dos serviços essenciais da Perícia Médica Federal.
De acordo com o governo, cerca de 10% dos peritos estão em greve parcial desde setembro de 2024, descumprindo o dever de comunicação prévia, exigido pela Lei nº 7.783/1989.
A paralisação foi motivada pela insatisfação com um acórdão do Tribunal de Contas da União (TCU), que declarou ilegais trechos de um acordo firmado em 2022, reduzindo a produtividade dos peritos em 40%. O novo Programa de Gestão e Desempenho, implementado pelo ministério, elevou a produtividade e foi aderido por 90% da categoria.
Em nota, a Associação Nacional dos Peritos Médicos Federais criticou a decisão do governo e alertou que cerca de 15 mil perícias serão canceladas diariamente com o bloqueio das atividades.