O presidente Luiz Inácio Lula da Silva anunciou, nesta terça-feira (1º), um novo recorde de investimentos para o Plano Safra 2025/2026.
O valor total destinado será de R$ 516,2 bilhões, voltado à agricultura empresarial. A quantia representa um aumento de R$ 8 bilhões em relação ao plano anterior.Coordenado pelo Ministério da Agricultura, o programa oferece crédito para custeio, comercialização e investimento de médios e grandes produtores rurais.
A nova edição também amplia o acesso ao crédito sustentável, com juros reduzidos para práticas ambientais e exigência de cumprimento do Zoneamento Agrícola de Risco Climático (Zarc).
Durante o anúncio, o presidente Lula afirmou que o objetivo é fortalecer a posição do Brasil como “celeiro do mundo” e ampliar os ganhos para o setor e para a sociedade.
O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, destacou que o plano é 42% maior que o de 2022 e rebateu desinformações sobre cortes nos recursos.
O Plano Safra 2025/2026 também traz condições diferenciadas para produtores que invistam em reflorestamento, produção de mudas e culturas de cobertura.
O desconto de 0,5% na taxa de juros para produtores do Pronamp que adotem medidas sustentáveis foi prorrogado até junho de 2026.