O Governo da Bahia anunciou a criação de 2.397 novos cargos na Polícia Civil e a autorização para concursos públicos destinados às áreas de saúde da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros. As medidas buscam reforçar a segurança pública no estado e aprimorar a capacidade de investigação criminal.
O anúncio foi feito nesta quarta-feira (22), em evento no Centro de Operações e Inteligência da Secretaria de Segurança Pública (SSP-BA), localizado no Centro Administrativo da Bahia (CAB), em Salvador. Participaram do evento o governador Jerônimo Rodrigues (PT) e os secretários Marcelo Werner (Segurança) e Edelvino Góes (Administração).
Entre os novos cargos na Polícia Civil, estão previstas:
- 500 vagas para delegados;
- 437 para escrivães;
- 1.460 para investigadores.
Quanto aos concursos públicos autorizados, serão ofertadas:
- 24 vagas no Quadro de Oficiais de Saúde dos Bombeiros, sendo 16 para médicos e quatro para odontólogos;
- 16 vagas no Quadro de Saúde da Polícia Militar, com 12 postos para médicos e quatro para odontólogos.
Apesar do anúncio, ainda não há previsão para a realização dos certames.
Além disso, foram assinados decretos para a convocação de 512 policiais militares e 23 bombeiros militares da reserva remunerada, ampliando a capacidade operacional das forças de segurança.
Durante o evento, o governador destacou a importância das ações. “Estamos garantindo um efetivo mais robusto para combater a criminalidade e reforçar a segurança onde o estado é mais necessário”, afirmou Jerônimo Rodrigues.