A Secretaria da Saúde da Bahia (Sesab) e a Secretaria Municipal de Saúde de Feira de Santana confirmaram, nesta sexta-feira (3), o primeiro caso suspeito de intoxicação por metanol no estado.
Segundo a Sesab, o paciente era um homem de 56 anos que deu entrada na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) da Queimadinha e morreu na madrugada desta sexta-feira. Amostras biológicas serão encaminhadas para análise laboratorial, com resultado previsto em até sete dias, a fim de confirmar ou descartar a presença da substância.
Alerta para rede de saúde
Na quinta-feira (2), a Sesab enviou orientação às unidades da rede privada e às portas de urgência e emergência da rede pública para que fiquem atentas a sintomas compatíveis com intoxicação por metanol. Todos os casos suspeitos devem ser notificados imediatamente para permitir investigação e medidas rápidas.
Monitoramento nacional
O caso na Bahia será acompanhado pelas equipes de vigilância estadual e municipal, em articulação com a Secretaria da Segurança Pública (SSP-BA). As autoridades reforçaram que seguem em diálogo com o Ministério da Saúde para monitorar a situação em todo o país.
Até quinta-feira (2), o Brasil registrava 59 notificações relacionadas à intoxicação por metanol, sendo 11 já confirmadas em laboratório. Os casos investigados ocorreram em São Paulo, Pernambuco, Distrito Federal e agora também na Bahia.