O clima já é São João em Castro Alves. Batizada de “Esquenta Arraiá do Poeta”, o evento cultural, iniciada na terça-feira (12), prossegue até o dia 22/6 com apresentação de bandas locais e DJ’s, que em todas as noites fazem shows na Praça da Liberdade, centro. “O grande objetivo das festas populares é resgatar e manter importantes tradições. No São João, buscamos manter acesa a cultura do povo nordestino, que gosta de dançar forró. Tem programação para crianças, jovens, adultos e idosos, ninguém vai ficar de fora”, destaca o diretor de Comunicação da prefeitura municipal, João Paulo Fernandes.
A expectativa dos organizadores é que, ao longo dos 11 dias de festa, cerca de 17 mil pessoas terão marcado presença. “Muitos castroalvenses aproveitam o momento de festa para empreender e aumentar a renda. A cidade fica movimentada e o comércio fortalecido”, afirma João Paulo Fernandes. Na cidade toda decorada, uma casa de taipa serve de espaço para o público apreciar as comidas típicas de São João, preparadas diariamente em fogão de lenha. Quadrilhas, dança de fitas, brincadeiras juninas e outras apresentações estão na programação.
O São João oficial de Castro Alves acontece em seguida, entre 23 e 25/6, e contará com nomes como Targino Gondim, Cavaleiros do Forró, Magníficos, Acarajé com Camarão, Banda Oliveira e Sarapatel com Pimenta.