A Prefeitura de Itaberaba, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Seduc), participa do Programa de (Re)Elaboração dos Referenciais Curriculares dos Municípios Baianos. Desta forma, toda a Rede Municipal de Ensino (RME) está mobilizada para estudo e produção textual do Referencial Curricular, mesmo em tempos de distanciamento social. Para isto, foi criada uma Comissão Municipal de Governança (CMG), responsável pela criação, orientação e acompanhamento dos Grupos de Estudos e Aprendizagens (GEAs).
Fazem parte da CMG e dos GEAs de Itaberaba, a secretária Municipal de Educação, os coordenadores e gerentes da Educação Básica; além dos técnicos do Setor Pedagógico da Seduc. Também participam diretores escolares, coordenadores pedagógicos e professores da RME, assim com os representantes do Conselho Municipal de Educação (CME). Sendo assim, esses profissionais vêm realizando várias ações de mobilização com a finalidade de produzir este documento por meio de encontro semanais 一 virtuais e presenciais.

Elaborando os Referenciais Curriculares
O Programa de (Re)Elaboração dos Referenciais Curriculares dos Municípios Baianos tem como foco a ação formacional na condução e produção da escrita dos textos. Assim também, desenvolvendo nos atores e autores de currículo a autonomia e autoria dos trabalhos. A ação objetiva fazer com que cada município seja autor do seu documento referencial curricular.
As orientações, neste contexto de pandemia e distanciamento social, estão sendo compartilhadas por meio de lives pela WEB TV UNDIME/BA; pelo Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA), em parceria com a UFBA; bem como por interações pelas redes sociais por onde são oferecidos suporte pedagógico e certificação dos agentes envolvidos. Todas estas ações estão articuladas em cronograma apresentado aos municípios.
Sobre o Programa
O Programa de (Re)Elaboração dos Referenciais Curriculares teve início no mês de maio com a adesão de cerca de 300; bem como com Termos de Parceria já assinados e 250 Comissões de Governança criadas mediante Portarias Municipais. O município de Itaberaba, igualmente, aderiu ao Programa desde o seu início.
O Programa é fruto de uma parceria que reúne a União dos Conselhos Municipais de Educação (Uncme); a União dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime) 一 seccional Bahia; assim como a Universidade Federal da Bahia (UFBA) e o Itaú Social. Além disso, a iniciativa mobiliza municípios dos 27 Territórios de Identidade do Estado para redigir seus respectivos Referenciais Curriculares.