Isenção do Enem 2025: prazo para solicitar é prorrogado até 2 de maio

O Ministério da Educação (MEC) e o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) anunciaram a prorrogação do prazo para solicitar a isenção da taxa de inscrição do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2025. Agora, os candidatos têm até sexta-feira, 2 de maio, para fazer o pedido.

Para solicitar a isenção do Enem 2025, o interessado deve acessar a Página do Participante com o login Gov.br. A mesma data limite também se aplica para quem precisa justificar a ausência no Enem 2024, condição obrigatória para obter a gratuidade no próximo exame.

Têm direito à isenção da taxa de inscrição do Enem 2025:

  • Estudantes do 3º ano do ensino médio em escola pública;
  • Participantes do programa Pé-de-Meia;
  • Quem cursou todo o ensino médio em escola pública ou como bolsista integral em escola particular;
  • Inscritos no Cadastro Único (CadÚnico) com renda familiar mensal de até três salários mínimos.
Foto de Andrea Piacquadio/Pexel

O novo cronograma estabelece que o resultado preliminar das solicitações será divulgado em 12 de maio. O período para recursos será de 12 a 16 de maio. Os prazos para a análise e divulgação dos resultados também foram ajustados.

É importante destacar que quem faltou ao Enem 2024 sem apresentar justificativa válida poderá perder o direito à isenção no Enem 2025. O objetivo é garantir mais responsabilidade e reduzir o número de ausências no exame.

O valor da taxa de inscrição do Enem 2025 ainda não foi divulgado. Em 2024, a inscrição custou R$ 85. Com a prorrogação do prazo, mais estudantes terão a oportunidade de garantir a participação gratuita no exame, considerado a principal porta de entrada para universidades públicas e programas de bolsas no Brasil.

Para mais detalhes sobre como pedir isenção no Enem 2025 e acompanhar todas as atualizações, acesse o site oficial do Inep.

AVISO: O conteúdo de cada comentário é de única e exclusiva responsabilidade do autor da mensagem.