Alunos do programa de iniciação Científica da UNEB de Seabra vão ao segundo encontro integrado de ensino pesquisa e extensão o II ENINEP. O evento teve início no campus I em Salvador na terça e vai até a sexta, 27.O objetivo do encontro é socializar a produção científica realizada no decorrer do ano nas universidades entre estudantes da UNEB e professores. De acordo com a discente Marciana Sá Teles a inserção do aluno no programa de Iniciação científica é imprescindível para seu crescimento profissional, ela afirma que a jornada é a culminância do projeto onde é possível compartilhar todo conhecimento adquirido com a pesquisa:
“Na minha concepção, é de extrema importância a inserção do estudante em projetos que estimulam o seu crescimento acadêmico e profissional. O programa contribuiu muito para o meu desenvolvimento, tanto para o meu pensar científico, proporcionando uma aprendizagem científica e criadora, quanto ás práticas de pesquisa, estimulando as minhas possíveis atividades profissionais e conhecimento experiencial”.
Nesse ano, a jornada aborda como temática principal: A ética nas universidades, conhecimento, inovação e transformação. Professores discutem sobre a importância de se considerar a ética como primazia em qualquer trabalho acadêmico. Já dizia o antropólogo Clifford Geertz, que o pensamento do cientista social carrega tamanha carga de responsabilidade que deveria ser julgado como qualquer ato social. Isso porque toda pesquisa científica envolve um compromisso social com a população e a ela deve ser dado esse retorno ,que ocorre por meio da apresentação dos trabalhos desses pesquisadores.
Através do programa de Iniciação Científica, estudantes tem a oportunidade de aprimorar seus conhecimentos nas áreas de pesquisa e ampliar seus horizontes através da interdisciplinaridade. O evento promove o estreitamento de laços entre coordenadores do núcleo de pesquisa, docentes da UNEB, diretores do departamento e discentes, todos engajados na busca pela solução das questões regionais e nacionais através da promoção dos resultados da pesquisa científica.
Mais informações:
Maiudes Anjos Cruz, assessoria de comunicação UNEB-Seabra