Enem 2019 tem redação sobre acesso ao cinema no Brasil

O tema da redação do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) de 2019 é:  “Democratização do acesso ao cinema no Brasil”.

A dissertação faz parte da primeira etapa de provas do exame que ocorre neste domingo (3). Os estudantes têm 5h30 para fazer o texto e ainda responder a 90 questões de linguagens e ciências humanas.

Para o professor de português do QG do Enem, Rodrigo Bezerra, o tema “supreendeu e fugiu completamente ao que imaginávamos”, diz. “O tema é bastante específico, o cinema.”

O professor destaca que o “acesso a salas de cinema, infelizmente, ainda é restrito no Brasil. Provavelmente a maior dificuldade dos candidatos deve ser a fundamentação do texto, pois, por se tratar de um tema tão específico, devem ter dificuldades para trazerem dados, fatos e vivências que torne o repertório do texto interessante.”

A professora de Redação do sistema de ensino COC, Juliana Fernandes, diz que sempre espera um tema ligado ao social nas redações. “O tema traz assuntos que a sociedade dá pouco valor, como uma edição do Enem que teve a surdez como tema, queria que as pessoas tivessem um olhar mais cuidadoso para esse assunto.”

“O tema foi diferente do que a maioria das pessoas esperava, mas não deve ter oferecido dificuldade para o estudante que está fazendo a prova, ” diz Simone Motta, coordenadora de Português do Grupo Etapa. “Tem características sociais como é de praxe, ainda sem a coletânea não dá para fazer um aprofundamento e sugerir argumentos viáveis.”

O ministro da Educação, Abraham Weintraub, havia anunciado que a edição deste ano do Enem não teria debates ideológicos e seria uma prova focada em “conhecimento científicos.”

AVISO: O conteúdo de cada comentário é de única e exclusiva responsabilidade do autor da mensagem.