Incêndio destrói área na Chapada há 4 dias

 

O incêndio que atinge a Chapada Diamantina, na Bahia, desde a última segunda-feira (7), continua devastando a vegetação nesta quinta (10), segundo informações do brigadista voluntário Adroaldo Vasconcelos. Ele ressalta que o foco se alastra de forma muito rápida e o combate está se tornando cada vez mais difícil.

“O cheiro dos animais mortos queimados é muito forte. Aqui nós não temos helicóptero, temos apenas a força de vontade dos brigadistas voluntários, além de um pequeno grupo do Corpo de Bombeiros e do Instituto Institucional Socioambiental Chico Mendes (ICMBIO)”, afirmou ao G1.

Últimas Postagens do Chapada Notícias

    Ainda de acordo com Vasconcelos, 60 brigadistas voluntários fazem parte do combate. O fogo atinge a área do Parque Nacional da Chapada Diamantina, entre Sobradinho e a Serra dos Cristais. “O relevo da serra é muito grande, não temos como calcular o número de hectares atingidos”, informou. Segundo o Governo do Estado, ainda não é possível precisar com exatidão a área que foi atingida pelo fogo.

    Vasconcelos disse ainda que a grande dificuldade é levar a água das nascentes dos rios até os focos de incêndio.

    “Temos que procurar as nascentes dos rios com o conhecimento dos brigadistas, já que muitos são guias no local, e depois levar essa água até os focos. Às vezes levamos de carro e muitas vezes transportamos a pé. O helicóptero chegaria em minutos e precisamos desse apoio de forma urgente”, revelou.

    Em contato com o Grupamento Aéreo da Polícia Militar (Graer), a assessoria da instituição informou ao G1 que somente uma aeronave está habilitada para voo e esta “segue em regime de prontidão na base de Salvador para cumprimento de emergências aeromédicas e ações policiais. O combate ao incêndio está sendo realizado por equipes em solo”.

    AVISO: O conteúdo de cada comentário é de única e exclusiva responsabilidade do autor da mensagem.