Verão estimula o ecoturismo na Chapada Diamantina

Uma das mais importantes zonas turísticas da Bahia, a Chapada Diamantina registra alta movimentação de visitantes desde as festas de fim de ano, quando a ocupação hoteleira girou em torno dos 100%. Passadas as duas primeiras semanas de janeiro, o movimento segue estabilizado em 75%, com boa perspectiva para a temporada. Há um grande número de reservas para fevereiro e março, sobretudo nos dias de Carnaval.

Com montanhas, rios, cachoeiras, grutas e cidades de casario colonial que fizeram história durante o Ciclo do Diamante, a região é ideal para o convívio com a natureza e a prática do ecoturismo. Além desses atrativos naturais, o presidente do Conselho Municipal de Turismo (Contur) de Lençóis, Anselmo Macedo, cita uma série de fatores que contribuíram para que a Chapada Diamantina registrasse, nesse período, um crescimento turístico de aproximadamente 15%, em comparação com o ano passado.

A economia melhorou, reativando gastos com lazer; as chuvas contribuíram para encher as cachoeiras e não ocorreram incêndios. “Tudo isso favorece a atividade turística”, disse o dirigente do Contur. É expressiva a presença de franceses, ingleses, holandeses e argentinos, entre outros, informou Anselmo Macedo. Do Brasil, a região recebe visitantes de Salvador e do interior baiano, assim como dos estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais e Tocantins e do Distrito Federal.

Últimas Postagens do Chapada Notícias

    “Tivemos ótima ocupação desde o Natal até o dia 13 de janeiro. Agora, estamos com reservas para o período que vai de 30 de janeiro ao Carnaval”, afirmou Agnaldo Silva, responsável pela recepção do hotel Canto das Águas, em Lençóis, município que fornece indicativo do fluxo turístico na Chapada Diamantina. Quando o movimento em Lençóis é bom, as cidades vizinhas (Mucugê, Andaraí, Ibicoara, Iraquara e o Vale do Capão, no município de Palmeiras) estão igualmente repletas de visitantes.

    Calendário de Eventos

    Em Mucugê, segundo o Conselho Municipal de Turismo local, a taxa média de ocupação hoteleira no início de 2019 é de 75%. Para manter a atividade turística em alta, a cidade tem investido no calendário de eventos. Entre os dias 24 e 27 de janeiro, por exemplo, Mucugê sedia o 2º Encontro Motociclístico. O evento congrega estandes de concessionárias, lojas de acessórios de motocicletas, comércio de cervejas artesanais da região e shows de bandas de rock.

    A Secretaria do Turismo da Bahia (Setur) tem realizado uma série de ações para o incremento do setor na Chapada Diamantina. As ações incluem apoio para a realização de eventos, incentivo à oferta de novos produtos, como o Turismo de Observação de Aves, e qualificação profissional para oferta aos visitantes de serviços de qualidade.

    Fonte: Ascom/Setur

    AVISO: O conteúdo de cada comentário é de única e exclusiva responsabilidade do autor da mensagem.

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *