UPA em Itaberaba comemora três anos com 200 mil atendimento

Por: Cristina Villarino

A unidade, que funciona 24 horas por dia, foi criada visando atender os moradores de Itaberaba e outros 12 municípios na região da Chapada Diamantina

Há exatos três anos, 30 de setembro, era inaugurada pelo governo do estado no município de Itaberaba a Unidade de Pronto Atendimento, mais conhecida como UPA. A unidade, que funciona 24 horas por dia, foi criada visando atender os moradores de Itaberaba e outros 12 municípios na região da Chapada Diamantina. Os números impressionam. Desde a sua reforma realizada em 2017,  pelo atual gestor Ricardo Mascarenhas, a UPA já realizou mais de 200 mil atendimentos. A unidade ganhou uma nova ala na administração que leva o nome do saudoso ex-prefeito Jadiel Almeida Mascarenhas.

“Hoje, a unidade está completando três  anos de pleno funcionamento. É um momento de comemoração e de grande satisfação. A UPA em Itaberaba, é uma referência no interior da Bahia, dentro da rede de urgência e emergência, por desempenhar um papel importantíssimo na articulação da saúde pública do estado”, explica o coordenador da unidade Edmilson Mendes.

Somente este ano, até o mês de setembro , a unidade de saúde já havia ultrapassado os 30 mil atendimentos. Com um quadro composto por 76 funcionários, divididos entre as áreas técnica, administrativa, médica e serviços gerais. A unidade possui cerca de 09 médicos, 12 enfermeiros e 29 técnicos de enfermagem.

Com uma estrutura adequada e modernos equipamentos, a unidade dispõe de recepção, ala administrativa, dois consultórios médicos, sala de gesso, inalação, sala de curativo e sutura e a sala vermelha. Nesta última sala, é oferecida o atendimento de pacientes em emergência ou urgência médica. Lá, o paciente em estado grave fica em observação por 24 horas, caso melhore tem alta e volta para casa, e não melhorando é encaminhado à Unidade de Referência que pode ser o HGI ou outra pela regulação fora do município.

AVISO: O conteúdo de cada comentário é de única e exclusiva responsabilidade do autor da mensagem.