O presidente do Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TRE-BA), Abelardo da Matta, reafirmou nesta quarta-feira (18) a cassação do ex-prefeito de Ruy Barbosa, Bonifácio (MDB), por irregularidades na prestação de contas. A decisão impacta diretamente o município, já que o futuro presidente da Câmara de Vereadores, eleito em 2 de janeiro, assumirá interinamente o cargo de prefeito até que novas eleições sejam convocadas.
De acordo com o desembargador, as eleições para o cargo de prefeito em Ruy Barbosa devem ocorrer no dia 16 de abril de 2025, após o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) analisar possíveis recursos e processos pendentes. O ex-prefeito, embora tenha vencido as eleições, enfrenta pendências jurídicas, e sua candidatura foi julgada improcedente, o que impede sua posse.
Até que novas eleições sejam realizadas, o atual prefeito permanecerá no cargo até janeiro. Após essa data, o presidente da Câmara assumirá temporariamente a gestão do município. O TRE-BA aguarda decisões do TSE sobre os recursos interpostos.
Com Informação do Bahia Noticias.
