Sesab divulga itinerário do Fumacê em Itaberaba

A Secretaria Estadual de Saúde da Bahia (Sesab), através da Coordenação Regional do Programa Nacional Contra a Dengue (PNCD), divulgou esta semana a escala com os itinerários das três viaturas que estão realizando a aplicação do inseticida de Ultra Baixo Volume (UBV) pesado, mais conhecido como “Fumacê”.

No total, 33.708 imóveis, distribuídos em 1.537 quarteirões de 34 bairros da cidade já estão recebendo e/ou receberão as aplicações do “Fumacê” nos próximos dias, até a primeira semana de fevereiro.

As viaturas realizarão vários ciclos de aplicação, com intervalos de dois a três dias, em cada um dos bairros abrangidos pelo esquema de Bloqueio Viral montado pelo Governo da Bahia e a Prefeitura de Itaberaba.

No primeiro momento, as aplicações se concentram nos locais onde o paciente diagnosticado com a doença esteve ou passou, em sua rápida estadia por Itaberaba. Em torno destes locais foi traçado um perímetro de cerca de 04 km, denominado de “Área Vermelha”.

A “Área Vermelha” vai do Bairro Paroquial, onde a vítima ficou hospedada, à Unidade de Pronto Atendimento (UPA) 24 Horas, onde foi atendido, e suas adjacências. Segundo Aliomar Belas, coordenador regional do PNDC, “após realizarmos o combate nesta área prioritária, vamos expandir a cobertura para os demais bairros, gradualmente, até atingirmos 100% da cidade”, afirmou o coordenador.

A primeira viatura vai cobrir sete bairros, entre os dias10 e 29 de janeiro: Paroquial, Independente, Derba, Urbis, Alto das Árvores, Dois de Abril e Alameda das Umburanas, totalizando neste perímetro, 261 quarteirões, ou 16,98% do total geral, com cerca de 7.158 imóveis, ou 21,24% do total geral a ser coberto.

A segunda viatura percorrerá 13 bairros, entre os dias 17 de janeiro e 7 de feveriro, assim definidos: Centro, Primavera, Monte, Jardim das Palmeiras, Morro das Flores, São João, Barro Vermelho, RM, Brisa da Chapada, Açude Novo, Jardim Europa, Irmã Dulce e Vida Nova Itaberaba. Neste perímetro, devem ser aplicado o “Fumacê” em cerca de 629 quarteirões (40,92%) e um total de 16.453 imóveis (48,81%).

A terceira viatura fará a cobertura de outros 14 bairros, entre os dias 13 e 30 de janeiro: Caititu, Batalhão, Loteamento Grande Bahia, Alto da Bela Vista, Concic, Luar de Itaberaba, Campo do Governo, Loteamento Bahia, Escurinha, Bonanza, Cidade de Deus, Breeza de Fiori, Nova Itaberaba e Oriente.

Neste terceiro perímetro o “Fumacê” vai passar por 647 quarteirões, ou 42,09% do total, atendendo a 10.097 imóveis, ou 29,95% do total geral a ser atendido nesta etapa do Bloqueio Viral. Estima-se que, ao final, cerca de 60 mil pessoas devam ser beneficiadas diretamente com a passagem das viaturas de “Fumacê”.

A recomendação da Coordenação Regional do PNDC é para que as pessoas, ao perceberem a presença dos veículos nas proximidades de sua residência, abram portas e janelas para que a aplicação tenha maior eficiência no combate ao mosquito. É importante lembrar que o “Fumacê” não é nocivo para animais, plantas ou qualquer ser humano.

Além da aplicação de “Fumacê”, os agentes de endemias também estão circulando pela cidade, aplicando larvicida nas caixas d’água das casas e pulverizando outros locais, além de verificar e eliminar a existência de possíveis focos de reprodução do Aedes aegypti.

www.portaldafolia.com www.portaldabahia.com

Participe do Nosso Grupo no Whatsapp

  Clique aqui para acompanhe nossa Transmissões ao vivo na página no Facebook.

AVISO: O conteúdo de cada comentário é de única e exclusiva responsabilidade do autor da mensagem.

Deixe uma resposta

Fale conosco
%d blogueiros gostam disto: