Secretário da Saúde comemora números positivos e revela chegada do arco cirúrgico para Itaberaba

Em semana de prestação de contas à comunidade, o secretário Municipal da Saúde, João Rodrigues Jr., esteve em programas de rádio locais.

Tanto no programa institucional A Hora da Cidade, que acontece na Rádio Diamantina FM 95,5, às 2ª, 4ª e 6ª, das 13 às 13h30, capitaneado por Vania Karen e Zezinho Locutor, quanto na Rádio Rosário FM 104,9, programa Conexão Verdade – com Alex Oliveira, de 2ª a 6ª das 08 às 09h – João respondeu aos ouvintes ao vivo, e através de perguntas no Whatsapp.

Entre várias perguntas, o número de médicos nas unidades, exames e atendimentos de emergências foram os mais questionados. Muito à vontade na pasta, João respondeu a tudo que foi indagado e complementou com números o balanço desses 10 meses de gestão:

Últimas Postagens do Chapada Notícias

    “As Unidades de Saúde da Família contempladas pelo programa do Governo Federal Mais Médicos são geridas pelo Ministério da Saúde. Então, quando algum medico se ausenta por um ou outro motivo, é o Ministério que substitui. Por diversas vezes, enquanto não acontece a substituição, contratamos com valor mais atrativo para que a região não fique desassistida”, disse ele.

    “Transferimos o atendimento de urgência e emergência para UPA em junho e os números são impactantes. São 6 mil atendimentos por mês, e a unidade, atendendo aos padrões do Ministério, com dois médicos, enfermeiros, técnicos e ambulâncias, já foi habilitada e segue agora para qualificação, o que nos garantirá um aumento no recurso. A UPA nos custa 350 mil por mês, com a qualificação, o município passa a receber um apoio de 170 mil”.

    “Apesar das especulações, o HGI continua em alta. Até agora já foram 600 cirurgias, 1.700 partos. O laboratório atende uma média de 150 pessoas por dia, e possui equipamentos equivalentes a qualquer laboratório particular. O prédio do CEO está sendo reformado e entregaremos até fevereiro uma unidade completamente reestruturada para atender a demanda”.

    “Estamos buscando implantar a CPN – Central de Parto Natural aqui em Itaberaba, para oferecer um serviço mais humanizado às futuras mamães no momento mais importante da vida delas. Queremos tornar essa experiência única acessível também a mães de baixa renda. Já posso dizer que o processo está bem adiantado”.

    “Foram 10 anos de espera. E em 10 meses, corremos atrás e conseguimos esse equipamento tão importante. Estamos apenas aguardando o sinal verde da Secretaria de Saúde do estado para ir buscar o tão sonhado arco cirúrgico de Itaberaba. O sonho se tornou realidade”, encerra emocionado João.

    AVISO: O conteúdo de cada comentário é de única e exclusiva responsabilidade do autor da mensagem.

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *