Secretaria Agricultura mobilizada para levar água a quem mais precisa

Diante do quadro de grave estiagem que vem há mais de um ano maltratando a zona rural de nosso município, a Prefeitura de Itaberaba, através da Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente (Seagri), está mobilizando toda a sua equipe para garantir mais agilidade no abastecimento de água, através de carros-pipa, para as pessoas que mais precisam, nas localidades mais remotas do município.

Segundo dados da Seagri, atualmente, a zona rural de Itaberaba possui cerca de 3.212 cisternas que precisam ser abastecidas por conta da falta de chuvas que já dura mais de oito meses. Com o apoio do Exército Brasileiro, a Prefeitura consegue realizar, aproximadamente, 650 entregas de águas todos os meses, o que representa apenas 20,3% do total de localidades que precisam ser atendidas.

Para o secretário Fabrício Martinez (Seagri) a estiagem está fazendo um estrago enorme, no entanto a gestão está comprometida em buscar uma solução para todas as pessoas. “São mais de 3 mil cisternas que precisam ser abastecidas, um número bem maior que a nossa capacidade de atender, mesmo com a ajuda providencial do Exército. Por isso estamos mobilizados em priorizar o abastecimento para quem mais precisa”, disse o secretário.

Na tarde dessa segunda-feira (5), o secretário Fabrício Martinez, juntamente com os coordenadores municipais de Vilas e Povoados, Roosevelt Abreu, e de Agricultura, Salomão Danilo, se reuniu, na sede da Seagri, com os profissionais dos carros-pipa para, juntos, traçarem alternativas para agilizar o atendimento dando prioridade aos casos mais preocupante de desabastecimento.

“É importante destacar que, hoje, nós temos uma frota com sete carros-pipa que trabalham para o município atendendo, exclusivamente, a zona rural do município. Um número recorde para Itaberaba que nunca teve mais que dois veículos para atender ao abastecimento de água da zona rural”, pontuou o secretário. Segundo ele, cada veículo consegue realizar 3 viagens por dia. “Estamos trabalhando para aumentar para quatro viagens por dia”, concluiu.

AVISO: O conteúdo de cada comentário é de única e exclusiva responsabilidade do autor da mensagem.

Deixe um comentário