A Prefeitura de Itaberaba, através da Secretaria Municipal de Ação Social e Cidadania (Seas), promove, entre os dia 11 e 15 de maio, uma série de ações especiais, no âmbito da Campanha 18 de Maio: Dia Nacional de Enfrentamento ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes. As ações incluem a participação de profissionais — que atuam dentro do sistema de garantias de direitos — em Programas de Rádios, além de uma Blitz Educativa nos Semáforos da cidade.
Tradicionalmente, a Campanha 18 de Maio, em Itaberaba, incluía ações educativas nas escolas e equipamentos da Rede de Proteção Socioassistencial do município e culminava com uma grande Caminhada de Conscientização pelas ruas da cidade. Por conta do isolamento social, provocado pela pandemia do novo coronavírus (COVID), a ação precisou ser remodelada para garantir a segurança de todos sem, no entanto, perder seu caráter de mobilização e conscientização para o problema.
A ação começa, entre os dias 11 e 14 de maio, com a participação dos profissionais, que atuam dentro do sistema de garantias de direitos, em Programas de Rádio da Cidade para tratar, dentre outras pautas, 1) das consequências, no âmbito legal, a que os agressores estão sujeitos; 2) como as famílias podem identificar supostas violações a crianças e adolescentes; e 3) o papel dos conselhos Tutelar e dos Direitos das Crianças e Adolescentes, no sentido do acompanhamento e da guarda e tutela dos menores.
Na sexta-feira (15), acontece uma Blitz Educativa nos 4 semáforos da cidade com a distribuição de Folder da Campanha 18 de Maio com informações aos condutores de veículos sobre como denunciar violações aos órgão competentes, além de informações sobre as ações de combate e prevenção à pandemia da COVID-19, uma vez que o isolamento social acaba aumentando a vulnerabilidade das vítimas (crianças e adolescentes).
Segundo dados oficiais, a maioria dos casos de violência sexual contra crianças e adolescentes ocorre em casa e os agressores são pessoas do convívio das vítimas, geralmente familiares. Por outro lado, em decorrência da necessária política de isolamento social, o aumento da violência doméstica vem sendo registrado diariamente. Neste sentido, a Campanha tem o objetivo de mobilizar a sociedade para o Enfrentamento ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, relacionando a inciativa ao contexto da pandemia com o isolamento social.Compartilhar