No início de março, após duas semanas de greve, os professores da rede municipal de ensino de Ruy Barbosa-Ba, retornaram as suas atividades, após o pedido do gestor municipal, Cláudio Serrada, para que a APLB-Sindicato, representante legal dos professores, lhe desse um prazo de 15 dias para chegar a um acordo que fosse favorável a classe.
Passados mais de dois meses do início das negociações, os professores foram pegos de surpresa quando o prefeito Serrada encaminhou o projeto de lei de número 06/22 para a câmara de vereadores, reajustando os vencimentos dos professores e retirando direitos adquiridos da categoria sem anuência da classe.
Em votação ocorrida na Câmara de Vereadores na última segunda-feira, dia 02 de maio, apenas o Vereador Bel votou contra o projeto, pedindo vistas, que foi negado pelos demais edis.

Diante da situação, na ultima sexta -feira ,6,os professores da rede de ensino municipal fizeram um cortejo fúnebre pela ruas da cidade simbolizando o enterro da educação. Os manifestantes levaram cruzes pretas e uma coroa de flores e colocaram fotos dos vereadores no caixão.
A cidade de Ruy Barbosa é conhecida como terra da carne do sol e também por ser a terra natal do Senador da República Dr. Otto Alencar, correligionário do prefeito Cláudio Serrada.