Prefeitura de Itaberaba realizou 19 Audiências Públicas do PPA 2018-2021 e cria um marco histórico participativo.

Na noite de 11 de agosto a gestão do prefeito Ricardo Mascarenhas, alcançou a incrível marca de 19 audiências públicas para elaboração do Plano Plurianual (PPA) 2018 a 2021.

Com as escutas que foram realizadas na sede dividida administrativamente dividida em sete Distritos urbanos que englobam os 33 bairros da cidade, em 12 regionais na zona rural do município e através de um formulário online, a gestão municipal ouviu a sociedade civil organizada para nortear as ações que estarão no documento.

 

O Plano Plurianual é o instrumento de planejamento de médio prazo, previsto no artigo 165 da Constituição Federal, e estabelece diretrizes, objetivos e metas da Administração Pública para um período de quatro anos, organizando as ações do governo em programas que resultem em bens e serviços para a população. É aprovado por lei quadrienal, tendo vigência do segundo ano de um mandato majoritário até o final do primeiro ano do mandato seguinte. Nele constam, detalhadamente, os atributos das políticas públicas executadas, tais como metas físicas e financeiras e produtos a serem entregues à sociedade.


Essa forma inédita de escuta para o PPA, foi uma meta orientada pelo prefeito Ricardo Mascarenhas e muito festejada nas localidades, como disse a Senhora Maria Francisca, moradora da região de Ipueira: “A gente acredita nas ações que o nosso prefeito Ricardo está fazendo, porque ninguém nunca veio falar com a gente aqui no nosso povoado. Agora, nós estamos conseguindo acreditar que o projeto é muito importante para a nossa comunidade, eu acredito que tudo vai dar certo, porque muitas coisas já foram feitas. Antes de Ricardo, tudo era fechado para as lideranças”.

Segundo o prefeito Ricardo Mascarenhas, ouvir a comunidade é importante, pois quem melhor conhece os problemas e necessidades são os seus moradores. “Quem mora em rua, em um povoado ou em um bairro, é quem conhece em primeira mão os seus problemas, anseios e potencialidades. Nós já fizemos o primeiro momento, que foi um diagnóstico da cidade desde o início da gestão. Agora, com a realização das audiências, tivemos uma grande participação popular e nada melhor que discutirmos a solução destes problemas com quem realmente os conhecem, pois só assim poderemos trabalhar mais e melhor”, finalizou Ricardo.

“O Plano Plurianual nos proporciona o diálogo e ajuda na apuração da demanda de cada região. Esses encontros nortearão o governo, para que trabalhe de forma integrada com as secretarias para melhorar a vida dos itaberabenses”, disse. David dos Anjos, Secretário de Governo, que nos informou que o governo vai trabalhar para atender aos pedidos dos cidadãos de Itaberaba dentro das possibilidades da gestão municipal.

“Foram 19 encontros, nos sete distritos urbanos e em 12 regionais na zona rural em que participaram uma média de mais de 2.000 pessoas, representantes de segmentos, associações comunitárias, sociedade civil organizada, organizações não governamentais e órgãos do governo, isso nos deixa orgulhosos”, comento o coordenador do PPA, Leo Vieira.

Durante as audiências, os participantes se dividiram em grupos para participarem de debates com abordagem de temas diversos. A coordenação trabalhou de forma a garantir que todos os participantes manifestassem sua opinião e apresentaram aos grupos as propostas. Nestas audiências foram apresentadas aos técnicos da prefeitura, amplas informações que s

AVISO: O conteúdo de cada comentário é de única e exclusiva responsabilidade do autor da mensagem.

Deixe uma resposta

Fale conosco
%d blogueiros gostam disto: