Municípios da Chapada Diamantina planeja desenvolvimento dos referenciais curriculares

A partir de março de 2019 as equipes técnicas e professores de 15 municípios da Chapada Diamantina vão mergulhar no desafio de construir os referenciais curriculares para Educação Infantil, Fundamental I e II e Educação de Jovens e Adultos. Os nove meses de trabalho colaborativo entre os 15 municípios parceiros, coordenados pelo Icep, foram planejados numa reunião com secretários municipais e diretores pedagógicos, na manhã de segunda-feira 19, em Seabra.
O encontro aconteceu horas antes da reunião da Undime/Chapada (União Nacional de Dirigentes Municipais de Educação) deu mais um passo rumo à criação da Câmara Técnica de educação.

A metodologia foi apresentada pela presidente do Instituto Chapada, Cybele Amado, e pelas coordenadoras pedagógicas territoriais, Gislainy Araújo e Janara Botelho. Elas apresentaram as bases para a construção dos documentos com a consistência necessária para orientar a elaboração dos currículos em cada rede municipal e escola. Segundo Gislainy e Janara, o ponto de partida está nos conteúdos já construídos nos últimos anos, para haver coerência entre o texto final dos referenciais e o conhecimento acumulado até aqui por professores e equipes técnicas.

Cybele defendeu a participação dos educadores como “imprescindível para garantir qualidade e identidade dos referenciais com as necessidades de cada município”. A presidente do Icep ressaltou ainda a importância do trabalho dos especialistas em cada área como garantia da qualidade técnica do produto final.

Últimas Postagens do Chapada Notícias

    Os professores de matemática de 14 municípios parceiros vão contar com cadernos pedagógicos elaborados pelo método colaborativo. Desde agosto o desafio coordenado pelo Icep com apoio de especialistas é compartilhado por grupos de trabalho territoriais, reunindo secretários e equipes técnicas de cada município parceiro; e municipais, mobilizando diretores pedagógicos, coordenadores e supervisores, além dos professores e comunidade.

    A Fundação Itaú Social, que apoiou o projeto dos cadernos de matemática, informou Cybele, trouxe uma equipe de seis técnicos para ver de perto a evolução do trabalho. O resultado da visita animou o Itaú Social a acenar com a manutenção do apoio em 2019.

    Diretora de Relações Institucionais do Icep, Fernanda Novaes chamou a atenção dos secretários para a necessidade de apostar na qualidade dos referenciais curriculares e manter os investimentos na educação, como a formação continuada. Secretário de Educação de Seabra, Enoque Francisco de Jesus alertou os colegas para as responsabilidades do cargo na gestão dos recursos da área. Para ele, a única forma de manter os investimentos na educação é controlar os gastos com muito rigor.

    Enoque defendeu as ações articuladas para municípios pequenos poderem investir em avanços, como sistemas de matrícula via internet. Dando um exemplo objetivo de como a tecnologia pode ser uma aliada na otimização dos recursos, o secretário seabrense sugeriu que os referenciais curriculares sejam finalizados em formato digital, em vez de impressos

    AVISO: O conteúdo de cada comentário é de única e exclusiva responsabilidade do autor da mensagem.

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *