Mulheres Sem Terra ocupam fazenda em Itaberaba

Na madrugada desta quarta-feira (01), cerca de 120 Mulheres Sem Terra ocuparam a Fazenda Santa Maria, no município de Itaberaba, na região da Chapada Diamantina. A ocupação faz parte da Jornada Nacional de Luta das Mulheres Sem Terra, que tem como lema “O agronegócio lucra com a fome e a violência. Por Terra e democracia, mulheres em resistência!”.

A Fazenda Santa Maria é mais um latifúndio ocupado pelos Sem Terra nas últimas semanas na Bahia. Na segunda-feira (27), cerca de 1.700 famílias Sem Terra ocuparam 4 latifúndios, um deles foi a Fazenda Limoeiro, abandonada há 15 anos, localizada no município de Jacobina/BA. Além disso, outros três latifúndios de monocultura de eucalipto, pertencentes à empresa Suzano Papel e Celulose, foram ocupados nos municípios de Teixeira de Freitas, Mucuri e Caravelas.

No sábado de carnaval (18), cerca de 200 famílias ocuparam o perímetro irrigado do Projeto Nilo Coelho, no município de Casa Nova, na região norte baiana. As famílias reivindicam o não cumprimento do acordo realizado em 2008 entre a Codevasf, Governo federal, INCRA e MST para assentar 1.000 famílias na região.

As ocupações são parte da luta dos Sem Terra por terra e justiça social no país, e evidenciam a crescente mobilização das mulheres na luta pela reforma agrária. As famílias ocupantes enfrentam a ameaça de despejo, mas afirmam que só deixarão as terras com a garantia de que suas demandas serão atendidas.

AVISO: O conteúdo de cada comentário é de única e exclusiva responsabilidade do autor da mensagem.