Na manhã de sexta-feira, 6 de dezembro, o Ministério Público do Estado da Bahia (MPBA) deflagrou a “Operação Mandado de Morte“, com o cumprimento de oito mandados de busca e apreensão contra cinco policiais militares investigados por homicídios, fraude processual e possível envolvimento em um grupo de extermínio.
A operação, realizada de forma integrada entre o MPBA e a Secretaria de Segurança Pública da Bahia (SSP-BA), atingiu cidades como Cipó, Crisópolis, Paripiranga, Rio Real, Ribeira do Pombal e Serrinha, na Bahia, e Simão Dias, em Sergipe. Foram realizadas buscas nas residências dos suspeitos e nas sedes de batalhões da Polícia Militar, incluindo o 16º Batalhão de Serrinha, a 6ª CIPM de Rio Real e a 21ª CIPM de Cipó. Durante as apreensões, foram encontrados armas, simulacros de armas, munições, celulares e materiais eletrônicos.

As investigações indicam que três dos policiais militares são responsáveis pela morte de Breno Murilo da Cruz Dantas e Ítalo Mendes da Silva, ocorrida em setembro de 2021, em Nova Soure. Os crimes, inicialmente registrados como confrontos, foram reavaliados após novas evidências apontarem para uma possível execução sumária e alteração da cena do crime para simular uma resistência à prisão.
Além desses três policiais, outros dois estão sendo investigados por envolvimento em outras mortes na região, em situações semelhantes. A operação visa desarticular atividades criminosas dentro das forças de segurança e garantir a responsabilização dos envolvidos.