A primeira atração confirmada para a 10ª edição do Festival de Jazz do Capão é o duo formado por Morgana Moreno & Marcelo Rosário. Morgana Moreno (@morgana.moreno), natural de Salvador, flautista, compositora e educadora e Marcelo Rosário (@marcelorosariooficial), natural de Ilhéus, violonista de 6 e 7 cordas, compositor, arranjador e educador.
Nessa formação intimista, os instrumentistas se revezam nos papéis de solista e acompanhador, dialogando entre o virtuosismo das composições e a delicadeza e deslumbramento dos arranjos e improvisações. Em passagem pela Europa, onde ambos viveram por seis anos, gravaram seu primeiro disco Miscellaneous (2016) com a participação de músicos europeus da cena do Jazz e world music.
Morgana Moreno & Marcelo Rosário é uma parceria que celebra o samba, o choro, o forró e outros ritmos da cultura popular, abraçados pela experiência particular com a música erudita e o Jazz.
Em 2019 a dupla fez mais de 40 apresentações pelo Brasil e Europa e em 2020 lançou o álbum “Nascente” nas plataformas digitais. Com o apoio financeiro da Secretaria de Cultura do Estado da Bahia através da Lei Aldir Blanc / edital Cultura na Palma da Mão, realizaram o lançamento do álbum Nascente na Sala do Coro do Teatro Castro Alves, com a participação de Armandinho Macedo. Entre as faixas de destaque, disponíveis em todas as plataformas digitais, títulos como “Verde”, “Brasileiro” e “Impetuosa”, esta última finalista do Festival de Música Educadora em 2020.
Finalistas do 6º Prêmio Profissionais da Música, premiados com o 1º lugar no concurso Internacional Leopold Bellan 2013 (Paris) e considerados embaixadores da música brasileira pela imprensa alemã (Deutsche Welle Brasil), os jovens baianos trazem uma ampla bagagem passando por importantes palcos do Brasil, Alemanha, Portugal, Espanha, França, Suíça e Holanda como Bimhuis, Viva Brasil Amsterdam, Breda Jazz Festival, Choro Festival Rotterdam, Clube do Choro de Brasília, etc.