Moradores de Ipirá aproveitam o primeiro dia da Feira Cidadã

Cristina Maria de Jesus, 75 anos, aposentada, natural de Ipirá, chegou às 5 da manhã. Garantiu a ultrassonografia do abdômen e aguardava com expectativa a realização de outro exame no braço para investigar um cisto. Não escondia a satisfação por conseguir com facilidade os dois procedimentos. “Quem pode paga e quem não pode?”, questiona a moradora.

Realizada pelo governo do Estado por meio da Secretaria da Saúde da Bahia (Sesab), a Feira Cidadã é mais uma iniciativa para levar saúde e cidadania aos quatro cantos do estado. Em Ipirá estão disponíveis hoje, 10 e amanhã, 11, cerca de 10 mil procedimentos entre exames de imagem, consultas oftalmológicas, serviços de odontologia, imunização e emissão de documentos.

Somente em odontologia são disponibilizadas 350 fichas para procedimentos por dia, durante 6 dias. Nesta sexta, esgotaram-se  logo nas primeiras horas.  As consultas oftalmológicas, com triagem para agendamento de cirurgia de catarata, foi o segundo serviço mais procurado, seguido por ultrassonografia.

O pedreiro, João Batista soube pelo rádio que ia ter feira na cidade e não perdeu tempo: veio fazer uma ultrassonografia do abdômen. “É uma oportunidade que a feira dá àqueles que dependem do SUS.
Pra gente conseguir qualquer coisa, só pagando ou esperando muito. Com a feira, eu agradeço e recomendo”, enfatizou.

AVISO: O conteúdo de cada comentário é de única e exclusiva responsabilidade do autor da mensagem.