Médicos que atendem na Unidade de Pronto Atendimento (UPA), em Ipirá, na Bacia do Jacuípe, pediram demissão em massa nesta quarta-feira (20), por atraso de pagamento referente ao salário do mês de dezembro, de reponsabilidade da gestão anterior, e falta de garantias por parte do atual gestor em ralação ao pagamento do salário do mês de janeiro. O desligamento deve ocorrer neste sábado (23).
Em nota enviada à redação do Ipirá Notícias, os médicos justificam que “atrasos rotineiros nos pagamentos e falta de condições adequadas para o exercício das funções, são alguns dos motivos que fundamentam tal iniciativa do grupo“.
Os profissionais ressaltam que diversas solicitações foram apresentadas em reuniões com os gestores, mas até o momento, sequer houve proposta por parte da prefeitura, como também não houve acordo com cooperativa responsável pelos contratos.
O Ipirá Notícias apurou que cerca de dez médicos pediram demissão.
Confira a nota
Os médicos da UPA DE IPIRA vem através desta nota tornar público o processo de desligamento coletivo deste serviço a partir do SÁBADO 23/01/2021 , sendo importante, portanto, salientar que não se trata de movimento grevista. VALORES DEFASADOS DE PLANTÃO, INCERTEZA DO PAGAMENTO DE DEZEMBRO E JANEIRO DA NOVA GESTÃO , além da falta de informação concreta por parte da cooperativa mais saúde, fluxo alto complexidade média pra alta, atrasos rotineiros nos pagamentos e falta de condições adequadas para o exercício das funções são alguns dos motivos que fundamentam tal iniciativa do grupo.
Já há algum tempo diversas solicitações de mudanças foram apresentadas em reuniões, sendo ouvidas pelos anteriores gestores e ATUAIS GESTORES , sem, no entanto, apresentação de qualquer solução por parte destes. Contamos também com a solidariedade e apoio da classe quanto a propostas de realização de plantões no serviço, visando a não desvalorização das funções por nós desempenhadas.
Prefeito de IPIRA TÁ CIENTE
Secretaria de saúde tá ciente
Cooperativa de Trabalho dos Profissionais de Saúde e equivalentes, Mais Vida
Equipe médica da UPA DE IPIRÁ BAHIA