Lençóis celebra Festa do Senhor dos Passos, padroeiro dos garimpeiros

No último dia 02 de fevereiro as manifestação de fé que tomou as ruas de Lençóis, durante o encerramento da Festa do Senhor dos Passos, padroeiro dos garimpeiros.

Desde o dia 23 de janeiro, com a lavagem das escadarias do Santuário, uma programação diversificada entrou na agenda de moradores e visitantes da cidade.


Esse ano, a festa católica que completou 170 anos de tradição abordou como tema principal: “Com Nosso Senhor dos Passos Padroeiro dos Garimpeiros rumo a uma igreja missionária e sinodal, na construção do reino de Deus”. Ao longo dos 9 dias foram realizados alvoradas e missas e cada noite contou com um celebrante convidado, além do pároco da cidade Pe. Vagner Gama.


Entre os destaques deste ano está a execução do hino das baianas, por Márcia Martins; e o processo de reconhecimento da festa como Patrimônio Imaterial do Brasil, que já conta com o registro especial aberto pelo Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural da Bahia (IPAC).


Para a criançada, foi organizada uma tarde de brincadeiras com as tradicionais disputas: corrida de saco, corrida de ovo na colher, revezamento, obstáculos e outros.
Um torneio de Terno Vermelho reuniu apreciadores da modalidade de toda a cidade para disputar as cartas no dia 29, no Mercado Cultural.


Como de costume, a programação esportiva contou com a 26º Corrida Rústica que recebeu 252 atletas para disputar as categorias de 12km e de 5km. Na prova estavam competidores experientes que são referência em todo o Brasil, como o campeão, o atleta Justino Pedro da Silva e Nilva Pereira Nunes que conquistaram o primeiro lugar nas categorias gerais de 12km; o atleta local Sizinho Palma de Jesus, mais uma vez conquistou o pódio de primeiro lugar no percurso 5km.

AVISO: O conteúdo de cada comentário é de única e exclusiva responsabilidade do autor da mensagem.