A Final da Copa Rural 2022 de futebol masculino foi disputada neste domingo (11) no campo do povoado de Alagoas. A edição deste ano foi mais uma vez realizada pela Secretaria de Desportos, Lazer e Turismo de Itaberaba com o intuito de fomentar o esporte coletivo e promover a cidadania, além de incentivar atletas que vivem na zona rural através de premiações e homenagens.

A Copa Rural 2022 teve duração de quatro meses e contou com a participação de 20 equipes, dentre elas o Juventude de Alagoas e o Flamengo das Cajás que decidiram o título em um jogo disputado até os últimos segundos. Logo nos primeiros cinco minutos do primeiro tempo, o Juventude partiu em ataque pela direita e em uma bola lançada na área, depois do bate-rebate na pequena área, o lateral esquerdo Júnior empurrou para o gol fazendo 1 a 0 para o time da casa.
Com vantagem no placar e jogando diante da sua torcida o Juventude aproveitou a desorganização do adversário e em mais uma bola alçada na área com cruzamento perfeito de Tarik, Tiago cabeceou para o gol sem chance para o goleiro Aranha e ampliou o placar para o Juventude aos 15 minutos do primeiro tempo.
O jogo seguiu tenso com muitas faltas durante toda a primeira etapa e logo depois de tomar o segundo gol, os treinadores Igno e Ademilson tentaram uma modificação no elenco para dar mais segurança no setor defensivo, mas o lateral Ley que já tinha cartão amarelo não aceitou a substituição e foi expulso por indisciplina, aumentando mais ainda o drama do Flamengo.
Ficha técnica das equipes:
Juventude de Alagoas
12 Peto
30 Tarik
49 Cristiano
47 Zequinha
66 Junior (Iuri )
88 Gu (c)
20 Rafael (Juscelino Jr)
37 Gideon
33 Tiago
50 Jorge (Batata 65);
77 Wellington Capivara (Rogério)
Treinadores Didiu e Ícaro
Flamengo das Cajás
01 Aranha
22 Ley (cartão vermelho)
20 Danilo
30 Bochecha
13 Rodrigo
08 Bruno (Neto)
54 Zé Romilson
14 Felipe
53 Rafinha
10 Leone (c)
17 Tiziu
Treinadores Igno e Ademilson.