Um grupo de educadoras e ex-alunas da Universidade do Estado da Bahia (UNEB), Campus XIII, em Itaberaba, protocolou um abaixo-assinado em defesa da implantação de um Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Educação. A mobilização começou em um grupo de WhatsApp, quando as participantes refletiram sobre a ausência de um mestrado e doutorado na instituição, que há quase 30 anos forma professores nas licenciaturas de Pedagogia, História e Letras.
Atualmente, quem deseja continuar os estudos precisa se deslocar para cidades como Feira de Santana, Salvador ou Santo Antônio de Jesus, o que se torna inviável para muitos devido a custos financeiros e compromissos profissionais. O grupo argumenta que um programa local ampliaria o acesso à formação continuada e fortaleceria a pesquisa e as práticas pedagógicas na região do Piemonte do Paraguaçu e da Chapada Diamantina.
Segundo as mobilizadoras, a proposta será apresentada à direção do campus e à Pró-Reitoria de Ensino e Pesquisa de Pós-Graduação (PPG). O movimento ganhou adesão de mais de 200 apoiadores em grupos de WhatsApp e vem sendo pauta em programas de rádio locais. O abaixo-assinado já foi protocolado e aguarda resposta da diretora do departamento, professora doutora Maeve Mascarenhas.
Fonte;Prof Rodriggo Santana/tribunadachapada
