A Prefeitura de Itaberaba, através da Secretaria Municipal de Saúde (Sesau), adquiriu 3 mil testes rápidos para diagnóstico da Covid-19. Sendo assim, a medida preventiva visa ampliar, de forma ágil e segura, a detecção de pessoas infectadas com o novo coronavírus. Todavia, a aquisição foi publicada no Diário Oficial do Município (DOM) e o primeiro lote do insumo está previsto para chegar ainda nesta semana. O teste rápido é ser usado como apoio para a avaliação do estado imunológico de pacientes que apresentem sintomas da Covid-19.
De acordo com o secretário João Rodrigues (Sesau) destacou a importância da medida. “Com a realização da testagem em um maior número possível de pessoas, iremos traçar melhores estratégias para conter a disseminação da doença. A nossa expectativa com a medida é achatar ainda mais a curva epidemiológica em todo o município; principalmente na cidade, que concentra mais de 95% dos casos ativos registrados at´pe o momento”, observou Rodrigues.
Nesse sentido, para o prefeito Ricardo Mascarenhas, o objetivo é reforçar as medidas de combate ao novo coronavírus e prevenção da COVId-19; bem como aumentando o tempo de resposta no tratamento da doença. “Ampliar a quantidade de testes é fundamental neste momento. A partir da ampliação da oferta de testes rápidos, é possível realizar um melhor monitoramento dos casos; e fazer os devidos encaminhamentos em tempo hábil para o tratamento da doença”, analisou o prefeito.
Quase 2 mil testes realizados
Até as 17h deste domingo (12), o município já realizou mais de 1600 testes rápidos, além de outros 330 RT-PCR/SWAB. 435 pessoas já foram diagnosticadas com a COVID-19, destas, 196 (45,06%) já estão curadas. Outras 224 (51,49%) pessoas permanecem em tratamento. Houve 15 (3,45%) óbitos pela doença. O teste rápido é indicado apenas entre o 7º e 10º dia do início dos sintomas, como febre e tosse.
Segundo a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), os testes rápidos são de fácil execução e não necessitam de outros equipamentos de apoio (como os que são usados em laboratórios), e conseguem dar resultados entre 10 e 30 minutos. Esses testes identificam a resposta do organismo à infecção pela COVID-19. Eles devem ser realizados a partir do oitavo dia de início dos sintomas, para que haja tempo suficiente para que o organismo desenvolva defesa contra o vírus.