Jhonata e Jefferson da Silva Santos, jovens talentos nascidos em Lençóis, na Chapada Diamantina, estão ganhando destaque no cenário nacional do wrestling, também conhecido como luta greco-romana. Representando sozinhos a Bahia, os irmãos participaram do Circuito Nacional Sul-Sudeste, realizado no último sábado (19), na cidade de Serra (ES), e enfrentaram a elite da modalidade no país.
Com garra e dedicação, Jhonata conquistou a medalha de prata na categoria até 55 kg (greco-romano). Já Jefferson, de apenas 17 anos, surpreendeu ao ser o único a vencer o campeão geral da categoria livre até 57 kg, o paulista Túlio Santos Duarte.

Ambos são alunos do 3º ano do Centro Educacional Renato Pereira Viana, da rede estadual de ensino, e integram o programa Bolsa Esporte do Governo da Bahia, recebendo um auxílio mensal de R$ 800 para investir em alimentação, uniformes e preparação física.
Com o apoio da Sudesb, que garantiu as passagens aéreas para o Espírito Santo, os atletas visitaram a sede da autarquia ao retornarem para a Bahia, acompanhados do técnico Glauber Rocha, e foram recebidos pelo chefe de gabinete Diogo Rios. Na ocasião, agradeceram o apoio e compartilharam os aprendizados da competição.
Agora, os irmãos se preparam para os próximos desafios: a Copa Brasil e o Campeonato Sul-Americano, que acontecem em outubro, no Rio de Janeiro. Segundo o técnico, a delegação de Lençóis será reforçada por mais de 15 atletas do projeto Luta Lençóis.
“Voltamos ainda mais empolgados para a retomada dos treinos domingo a domingo. Os banhos de cachoeira agora são só nos dias de recuperação”, brincaram os irmãos.