Inema realiza reunião na Chapada Diamantina para esclarecer sobre Cefir/Quilombola

Nesta segunda-feira, o INEMA (Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos) atendeu à solicitação da Coordenação Estadual de Articulação das Comunidades Negras Quilombolas do Estado da Bahia, realizando uma reunião com líderes quilombolas da Chapada Diamantina, no município de Seabra. O objetivo foi fornecer esclarecimentos sobre o Cadastro Estadual Florestal de Imóveis Rurais Quilombolas (CEFIR).

Durante a reunião, foi explicado que o CEFIR é um cadastro obrigatório para todos os imóveis rurais, incluindo os territórios quilombolas. Este cadastro é uma ferramenta de gestão ambiental que visa identificar e mapear as áreas de preservação permanente, as reservas legais e as áreas de uso sustentável em imóveis rurais.

Além disso, também foi abordado o chamado público realizado em 2022, que selecionou empresas para realizar o cadastro dos CEFIR quilombolas na Bahia. Durante a reunião, foram esclarecidas as diferenças entre o cadastro individual e o cadastro coletivo.

Nesta terça-feira, o INEMA realizará uma reunião semelhante com as lideranças da região do Território de Irecê, dando continuidade ao processo de esclarecimento sobre o CEFIR e sua importância para a preservação ambiental.

AVISO: O conteúdo de cada comentário é de única e exclusiva responsabilidade do autor da mensagem.