A I Semana Regional de Comunicação e Seminário do Núcleo de Pesquisa e Extensão (Serecom), serão realizados nos dias 24 a 26 de setembro, com inscrições prorrogadas até 17 de agosto no site do evento que nasce com a proposta de trazer para a Chapada Diamantina discussões sobre territorialidades e cultura convergente. A iniciativa é da Universidade do Estado da Bahia, por meio do Departamento de Ciências Humanas e Tecnologias (DCHT) do Campus XXIII, localizada em Seabra.
Durante o evento, serão abordadas temáticas que envolvem territorialidade, convergência midiática, atuação da imprensa e o papel dos profissionais com formação superior nos processos comunicativos da região. Além disso, a questão ambiental, fortemente presente no cotidiano da Chapada Diamantina, será um dos temas centrais dos debates.
O evento também propõe uma aproximação com a área de Letras, contando com a presença de dois professores do curso do Campus de Euclides da Cunha, acompanhados de seus alunos, que participarão das discussões sobre linguagem, escrita acadêmica e suas conexões com a comunicação, aspectos fundamentais na formação docente.
Tema do evento
“Territorialidades e práticas convergentes”, tema da semana de comunicação, vem com o intuito de aprimorar a formação dos estudantes do curso de Jornalismo, fortalecendo os laços com toda a comunidade acadêmica regional. A atividade visa criar uma experiência enriquecedora que une teoria e prática, proporcionando oportunidades para os participantes aprenderem, compartilharem e se inspirarem no campo da Comunicação Social.
Segundo o Prof. Dr. Wagner Lemos, a trajetória acadêmica deve ser construída a partir de trocas culturais e experiências diversas, inclusive fora da sala de aula. Reconhecendo essa importância, a direção do Campus de Euclides da Cunha, representada pela Profa. Dra. Edilane Duarte, o colegiado de Letras, sob a coordenação da Profa. Cleide Alecrim, e demais docentes do curso, apoiam a ida dos estudantes para Seabra.
“Levar os estudantes de Letras de Euclides da Cunha para o evento científico será sobremodo edificante para ampliar os horizontes do nosso corpo discente”, destaca o Prof. Dr. Wagner Lemos.
Programação
A programação está repleta de atividades: mesas temáticas, apresentação de Grupos de Trabalho (GTs), minicursos, exibição de vídeos, lançamento de livros e atrações culturais da querida Chapada Diamantina.
Segundo Lemos, há grande expectativa entre os alunos pelas apresentações. “Há muita empolgação por parte dos nossos alunos, não apenas pela oportunidade de participar de um evento, mas também por conhecerem a região da Chapada Diamantina. Levaremos produções audiovisuais para a sessão específica de vídeos. Esse material transita por temas do regionalismo sertanejo e da licenciatura em Letras. Nele, os estudantes revelam criatividade, talento, empenho e valorização de uma educação autônoma e emancipatória. Será muito importante dialogar com os estudantes e professores de Seabra para mútua riqueza.”
O evento contará com a participação de professores e pesquisadores renomados, como a Profa. Dra. Erna Barros (UEFS), Profa. Dra. Simone Bortoliero (UFBA), Prof. Dr. Adalton Anjos (UESB), Prof. Dr. Ricardo Machado (UFOB), além de Prof. Dr. Wagner Lemos e Profa. Dra. Clarissa Macedo, ambos da UNEB, Campus de Euclides da Cunha. Também estarão presentes profissionais do campo jornalístico, como Josafá Neto, diretor de Jornalismo da Rádio da Universidade Federal de Sergipe, e a jornalista Tatiana Plens.
Entre os Grupos de Trabalho (GTs) que compõem a programação do evento, estão o GT 01 – A notícia no espaço-tempo das plataformas digitais, coordenado por Josafá Neto, diretor de Jornalismo da Rádio da Universidade Federal de Sergipe; e o GT 02 – Ética, direitos humanos e territorialidades no jornalismo, sob coordenação da Profa. Me. Dayanne Pereira (UNEB) e do Prof. Dr. Ricardo Machado (UFOB).
Também integra a programação o GT 03 – Práticas internacionais, linguagens e produção de sentido na comunicação, coordenado pela Profa. Dra. Clarissa Macedo (UNEB) e pelo Prof. Dr. Wagner Lemos (UNEB).
O GT 04 – Recepção, circulação e usos sociais das mídias, será coordenado pelo Prof. Dr. Adalton Anjos (UESB) e pelo Prof. Me. Edvan Lessa (UNEB). Já o GT 05 – Comunicação, gênero e poder, será conduzido pela Profa. Dra. Erna Barros (UEFS).
As inscrições para monitoria, lançamento de livros, mostra de vídeos e banners digitais para projetos de extensão estão abertas por meio do site do evento, de forma gratuita. Para participar como ouvinte pode se inscrever a partir do dia 1º de agosto. Acompanhe a programação completa no perfil oficial do evento, @serecomunebseabra.
Seminário do Nupe
A Semana contará também com o Seminário do Núcleo de Pesquisa e Extensão (Nupe), espaço que oportuniza a apresentação de pesquisas e ações de extensão realizadas no Campus de Seabra, envolvendo toda a comunidade acadêmica da instituição.
A Semana visa promover a integração de saberes, culturas e, em especial, discutir a comunicação feita na Chapada Diamantina. “Agradecemos aos nossos convidados por essa discussão sobre a comunicação em um nível mais amplo, pensando realmente nas territorialidades e, em especial, no processo de convergência que é uma realidade na comunicação e precisa ser cada vez mais aprimorado”, destaca a Profa. Dra. Juliana Almeida, uma das organizadoras do evento.
A expectativa é grande para o I Serecom e Seminário do Nupe. “Nossa cultura do sertão tem muito a entregar e receber da cultura da Chapada. Estamos prontos e ansiosos para o evento”, destaca o Prof. Dr. Wagner Lemos.
Texto por Eloísa Carmo
Site do evento: https://www.even3.com.br/i-semana-regional-de-comunicacao-da-uneb-seabra-594017/
Siga o Instagram e saiba mais: @serecomunebseabra