Na tarde desta quarta-feira (7), o Hospital Regional Piemonte do Paraguaçu, em Itaberaba, deu início às suas operações com a realização bem-sucedida da primeira cirurgia ortopédica. A unidade, recentemente estadualizada e localizada na região da Chapada Diamantina, tem como objetivo oferecer assistência especializada para toda a região.
Com um investimento total de aproximadamente R$ 30 milhões em obras e equipamentos, o hospital, que faz parte da Secretaria da Saúde do Estado (Sesab), disponibiliza 70 leitos, incluindo 10 leitos de UTI para adultos. Além disso, conta com leitos de saúde mental e oferece atendimento ambulatorial, incluindo consultas especializadas, cirurgias ambulatoriais, diagnósticos e terapias.

A expectativa é que o Hospital Regional Piemonte do Paraguaçu realize mais de 230 cirurgias por mês, atendendo casos de urgência e emergência clínica, cirúrgica, pediátrica e traumato-ortopedia. A equipe é composta por 230 profissionais dedicados a proporcionar assistência de qualidade para a população da região do Piemonte do Paraguaçu.
A secretária da Saúde da Bahia, Roberta Santana, ressaltou que a unidade oferece internação hospitalar nas especialidades de Clínica Médica, Cirúrgica e Pediátrica, além de disponibilizar internação na UTI para adultos. Ela enfatizou que o Hospital Regional Piemonte do Paraguaçu é mais uma conquista do Governo da Bahia na missão de levar saúde para aqueles que mais necessitam.