Governo do Estado requalificará Hospital Frei Justo em Seabra

A população dos onze municípios que compõem a região de Seabra, na Chapada Diamantina, terá assistência obstétrica por meio do Hospital Frei Justo Venture, que passará por um processo de requalificação e reforma para se adequar ao novo perfil da instituição. O anúncio foi feito, na manhã desta sexta-feira (1º, pelo governador Rui Costa durante visita guiada com a imprensa ao Hospital da Chapada, no município de Seabra, na Chapada Diamantina.

“O povo da Chapada está duplamente feliz. Feliz, pela beleza natural dessa região, e feliz porque, agora, tem assistência à saúde para todas as cidades. Vamos implantar, no antigo Hospital Frei Justo, uma unidade materno-infantil, também de referência para toda a região. Com isso, nós vamos levando ao interior do estado a saúde, a média e alta complexidade que não existia no interior. Agora, estamos garantindo que toda a Chapada passa a ter segurança para seus filhos e seus familiares”.

O Frei Justo, que funcionava no município de Seabra como hospital regional de referência para urgência e emergência e atualmente se encontra fechado, atuará como referência para parto normal atendendo aos municípios que não realizam este serviço e para partos cirúrgicos de toda a região. Terá perfil de atendimento às mulheres de risco habitual.

Ao participar da visita guiada ao Hospital da Chapada, Rui Costa disse ter orgulho de estar fazendo “o maior….
(Fotos: Manu Dias/GOVBA)

Últimas Postagens do Chapada Notícias

    Com 30 leitos, o hospital contará ainda com centro de parto normal intra-hospitalar, destinado a realizar atendimento humanizado e de qualidade, exclusivamente ao parto de baixo risco; puerpério fisiológico e cuidados ao recém-nascido sadio. Serão três quartos PPP (pré-parto, parto e puerpério). Nos casos em que as mulheres e bebês necessitarem de atenção mais especializada serão encaminhados para a referência de Gestação de Alto Risco, em Feira de Santana. Construído em uma área de 1.500,00 metros quadrados, a unidade passará por reforma de uma área 1.196,00 m², representando a e ampliação de 304,00 m². O custo total da obra será de R$ 1.993. 534,491,9.

    O atendimento da unidade, que fará parte da Rede Cegonha, funcionará 24 por dia, sete dias por semana, com acesso por demanda espontânea e referenciada, integrado aos demais pontos de atenção mediante processos regulatórios. Os onze municípios que serão atendidos na área obstétrica pela unidade são: Abaíra, Boninal, Ibitiara, Iraquara, Lençóis, Mucugê, Novo Horizonte, Palmeiras, Piatã, Seabra e Souto Soares.

    Até 2015, a unidade funcionava como um hospital geral, com gestão dupla, de natureza privada e sem fins lucrativos. Em 2016, foi interditado pela Vigilância Sanitária estadual em razão de sua estrutura física já desgastada, incapaz de atender às normas vigentes. A alteração do perfil assistencial para a implantação da Maternidade do Hospital Frei Justo Venture atendeu à diretriz da saúde do estado em ofertar ações no âmbito da atenção obstétrica preferencialmente em unidades exclusivas para tal fim. Desse modo, será necessária a desapropriação do imóvel pelo poder público para que sejam iniciadas as obras de requalificação do equipamento.

    AVISO: O conteúdo de cada comentário é de única e exclusiva responsabilidade do autor da mensagem.

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *